André Hidalgo dá entrevista exclusiva sobre a Casa de Criadores

2 maio

hidalgo.jpg

André Hidalgo é jornalista, produtor de moda, um dos sócios do Clube Glória e é o idealizador da Casa dos Criadores. O evento completa nesta temporada 10 anos de vida e foi responsável pelo lançamento de um grupo talentoso de estilistas: Jum Nakao, Ronaldo Fraga, André Lima, Marcelo Sommer, Karlla Girotto, Lorenzo Merlino, entre muitos outros.

O primeiro evento que o BlogView vai cobrir de maneira coletiva é justamente a Casa de Criadores, e para começar com o pé direito, leia abaixo a entrevista exclusiva que o Hidalgo deu para gente.

Primeiros passos da Casa dos Criadores
Em 1997 a moda já dava sinais de que iria se tornar muito importante para o mercado brasileiro. As atenções se voltavam para os trabalhos de Herchcovitch, Walter Rodrigues etc. Mas ainda não existiam muitos eventos, especialmente para novos talentos. Já havia acontecido uma edição do Morumbi Fashion, destinado a marcas comerciais e o Phytoervas Fashion havia acabado.

Eu frequentava muito a noite de SP e começei a notar o surgimento de jovens estilistas na cena underground. Um dia, conversando com Lorenzo Merlino e Jeziel Moraes, sugeri fazermos um evento para mostrar o trabalho deles. Eles toparam na hora. Aí, o Lorenzo chamou a Elisa Stecca, o Jeziel chamou o Martielo Toledo e eu chamei a Annelise de Salles que, por sua vez, chamou o Sommer. E lá se foram 10 anos!

Momentos memoráveis
Foram vários. É difícil destacar só alguns, mas vamos lá: a 1ª edição, pelo seu caráter romântico; a 3ª edição, quando conseguimos pela primeira vez uma grande patrocinador e fizemos o evento no prédio da Bienal; o desfile do Icarius na 4ª edição (o tema era a mãe dele, que estava com câncer, o conceito de todo a desfile tinha um clima hospitalar e a coleção era linda); todos os desfiles da Karlla Girotto (em especial a coleção militar da 13ª edição); todos os desfiles da Theodora; a 10ª edição inteira, que aconteceu no estádio do Pacaembu e a passarela montada embaixo do Viaduto do Chá. Sei que deixei vários momentos incríveis de fora, mas lembro de cada edição (ah: não posso deixar de mencionar o evento no hospital Umberto Primo!).

Por onde andou a Casa dos Criadores nestes 10 anos
Já citei algumas locações na resposta anterior. Além delas, tiveram os galpões (do Ceasa, da Barra Funda e o da Lapa, que não existe mais), os shoppings Light, Eldorado e Frei Caneca, o casarão do Fundo Social de Solidariedade (no parque da Água Branca, onde aconteceu a primeira edição) etc. Gosto especialmente de 3: Umberto Primo, Viaduto do Chá e Pacaembu.

Dificuldades para produzir o evento
Como sempre, a captação de recursos. A maior parte das empresas só quer patrocinar eventos com nomes consagrados, quase ninguém entende a importância de se estimular o surgimento de novos talentos. Mas acho uma chatice ficar reclamando, afinal, de uma forma ou de outra, estamos aqui faz 10 anos não é?

Critérios para um estilista estar nesta semana de moda
Talento, talento e talento. E só!

Conselho para quem está começando
Como tudo na vida, não desistir após ver algumas portas serem fechadas. Isso vai acontecer sempre. Mas, com talento e dedicação, todo mundo pode chegar longe… Sei que é lugar-comum, mas não conheço outra fórmula. E que ninguém fique pensando que precisa ter padrinhos poderosos, que o mundo da moda é uma panelinha etc. É sim, tudo isso. Mas passa a não ser nada disso quando você tem talento…

Postado por Ricardo Oliveros/Fora de Moda

Anúncios

2 Respostas to “André Hidalgo dá entrevista exclusiva sobre a Casa de Criadores”

  1. Daniel Amarhal 3 de maio de 2007 às 1:19 am #

    Olha eu de novo! Me acabando de lerrrrrrr tudo!

    Só quero frisar uma coisa:
    _Capacitação de recursos a Casa de Criadores tem muito pouco, mas sobra talentos nesse evento que melhora a cada ano! Pena dessa vez eu não poder ir!!!
    Mas meus comentários estarão no meu Blog assim que tudo acabar e eu avaliar os melhores momentos!!!

  2. Leticia 21 de maio de 2007 às 1:49 pm #

    Olá….
    sou estilista e vou desfilar nos novos talentos do spfw, queria participar tb da casa de criadores, que eu aaaadooooooro…. como faço, tento achar site, telefones e não consigo…

    por favor me deem uma respota por e-mail…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: