RESFEST COMEÇA NA SEXTA

15 maio

Imagem da expo Teenage Riot

Começa nesta sexta (18/4) a 10a edição do Resfest, festival de cultura pop que envolve cinema, musica design gráfico, moda e tecnologia. Ao contrário das edições passadas, os diretores Carlos Farinha e Clarice Reichstul optaram por concentrar as atrações na Cinemateca Brasileira para facilitar o acesso ao público. As novas mídias e tecnologia ganham destaque como forma de correlação e difusão cultural de tudo o que há de mais inovado em termos de linguagem.

Nesta edição um dos grandes destaques é a exibição do filme “Drawing Restraint 9”, de Matthew Barney, marido da Björk, que além de ter desenvolvido a trilha sonora, ainda atua no longa. E esta é apenas um dos vários filmes – longas e curtas – que serão exibidos durantes os três dias de festival.

Para os amantes de música, quem chama atenção é a mega cultuada cantora e compositora japonesa Miho Hatori, “ex-metade” da banda Cibo Matto e uma das vozes por trás do Gorillaz. A moça, que já trabalhou com Beastie Boys, Beck e John Zorn, apresentará canções de seu disco debut, “Ecdysis”, de 2005.

MODA

São duas as atrações que devem atrair os olhares dos fashionistas nesta 10a Edição do Resfest. A primeira é a exposição FRUITS, com fotos de Shoichi Aoki, dos mais excêntricos e criativos jovens do Japão, que acabam caracetrizando a moda japonesa de forma única (tem mais sobre isso aqui). Para quem não sabe, Aoki é o idealizador de revista e livro que levam o mesmo nome da exposição. O fotógrafo vem registrando o excêntrico estilo dos jovens do bairro de Harajuku desde 1997, evidenciando a intrigante reinvenção de elementos típicos japoneses misturados com elementos ocidentais e peças de segunda mão, que resultaram em ousados e inesperados modos de se vestir e numa verdadeira forma de expressão social através de moda.

A outra, e mais com a cara de interação de novas mídias que o festival propões é a TEENAGE RIOT, com curadoria do stylist Thiago Ferraz. “Fui convidado pelos organizadores do evento , a Clarissa e o Farinha, para criar uma forma, um espaço pra moda expressar mais do que já estamos acostumados a ver, sejam nas fotografias de moda como nas imagens de passarela.. Um desafio que se dará em forma de uma linguagem estética pouco utilizadas aqui no Brasil”, conta Thiago.

A mostra é uma interpretação do universo adolescente, dividindo com o público suas sensações e considerações desse universo bastante particular e, ao mesmo tempo, essencial para a rotatividade/reinvenção da cultura pop no mundo. O projeto é constituído de vídeos, filmes e stop-motion produzidos por diversos profissionais de diferentes grupos e, portanto, linguagens estéticas distintas. “A exposição ‘Teenage Riots’ será constituída em cima desse paralelo em que vivem os adolescentes, desse universo fluido na construção do ser ao qual a moda presta muita atenção, seja como fonte inspiradora ou como parte crucial do segmento de consumo.”, complementa Thiago.

Confira abaixo quem são os convidados da expo:

. By your side – Marcio Simnch e Olívia Hanssen,
. “U” Sans Philosophie – Carina Duek, E Marcelo Stefanovicz,
. Impulso – Letícia Toniazzo, Rita Wainer, e Letícia Ramos
. Se Pá… – Carolina Gold, Pitty Taliani, Rick Castro, Lau Neves, Dácio Pinheiro, Ed Andrade
. “OLÁ PARA A GAROTA LATINA” – FABIA BERCSEK E GRAFIKONSTRUCT
. Vitor Santos e Rogério Hideki,
. 18 MINUTES – Zee Nunes

Serviço:
www.resfest.com.br
Quando: 18/05, das 15h às 24h
19 e 20/05, das 11h às 24h
Onde: Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vl. Mariana – São Paulo
Informações: 5084-2177
Ingressos: a venda na lojas Chilli Beans, Piola e pelo www.ingressofacil.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: