SPFW: Fraga homenageia Nara Leão

12 jun

OLIVEROS DIZ: Mal desembarquei do Rio, e o frisson do SPFW já está tomando minha caixa de emails com notinhas de toda a sorte. Como escrevo aqui no coletivo BlogView e no blog pessoal, resolvi que as reflexões mais pesadas ficam no meu, os comentários dos desfiles e notas ficam aqui, ok? Lá no Fora de Moda, tem um artigo “Piaui” que é dedicado uma reflexão sobre a relação entre Moda e Celebridades.

croquis_ronaldo-fraga.jpg

De todas as notas que recebi, vale a pena a do Ronaldo Fraga, que desde já, promete arrancar muitas emoções (denovodenovo) com sua coleção em homenagem a Nara Leão, cantora mítica da Bossa Nova.

Com um quê de anos 60, ultracolorido, deve fazer mais um desfile daqueles que nos levam as lágrimas!

BITI DIZ: Mal posso esperar! Ainda mais depois de ter lido a ótima entrevista com Ronaldo Fraga, feita por Déborah de Paula Souza para a revista Claudia de junho. Leia um trecho, a seguir:

Por que escolheu Nara Leão como tema?

RF: Tudo começou porque o Nelson Motta, que foi muito amigo dela, convidou a cantora Fernanda Takai para regravar parte de sua obra, lembrando que em 2008 a bossa nova completa 50 anos e em  2009 fará 20 anos que Nara morreu. Fernanda sabia da minha paixão por Nara e, como já cantou em duas trilhas de desfiles meus, me procurou –à partir daí não consegui pensar em outra coisa.

Qual é o tom da sua homenagem?

RF: Nara me permitiu tocar na delicadeza. Na definição de Chico Buarque, ela era aquela menina tímida, frágil e doce que carregou nas costas um banquinho e um violão, o morro carioca, uma passeata de protesto…e eu diria que ela carregou também umas bananas do tropicalismo e um circo, porque gravou muito para o público infantil.

Os joelhos de Nara eram muito elogiados. Vai ter minissaia na coleção?

RF: Claro, vai ter braços e pernas de fora, afinal também estou falando de Copacabana. Não vou copiar o figurino da intérprete, o que me interessa é o seu espírito –fiz uma coleção simples e sofisticada com um quê de melancolia e de auto-ironia. Mostro roupas com textura de pedras portuguesas, com estampa de branco sobre branco. Estou usando tecidos novos, que parecem forro de mesa; trabalhei com estampas da favela, pacotes de sementes de flores e barquinhos bordados. Tentei resumir o que Nara Leão viveu em quatro décadas: bossa nova, resgate da cultura do morro, política –ela foi uma das primeiras a se manisfestar contra a ditadura– canções para as crianças e tropicalismo.

Pode dar um conselho de estilo para as mulheres?

RF: Libertem-se da cartilha fashion, ela muda a toda hora. Estar bem vestida tem a ver com repertório de moda, e isso não se constrói em um dia. O que importa não é se a saia subiu ou desceu, e sim quem você é e quais são as suas escolhas. Antes eu achava que a moda mudava o mundo. Não acho mais. Quem muda o mundo são as pessoas. Mas a moda pode mudar as pessoas.

ronaldo-fraga-croquis-nara.jpg

Uma resposta to “SPFW: Fraga homenageia Nara Leão”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Estilo » Blog Archive » oficina na bienal: pra começar o spfw! - 13 de junho de 2007

    […] sala de imprensa pra registrar aqui no blog uma fala fofíssima do Ronaldo Fraga. No BlogView tem reprodução de uma entrevista que ele deu pra revista Cláudia, falando da inspiração da nara Leão e do que vamos ver no desfile de domingo. No finzinho da […]

Deixe um comentário

