Reinaldo Lourenço cria novo vestido

19 jun

OLIVEROS DIZ : Nos bastidores do mundo da moda paulistana, tem uma divisão (não declarada, é claro) entre os “gloristas” e os “reinaldistas”, ou seja, as editoras(es) que preferem ou Glória Coelho ou Reinaldo Lourenço. Eu sou um “glorista”, para quem interessar possa.

No Verão 2008, virei a casaca. Não que o desfile de Glória seja menor, porém a coleção de Lourenço foi uma leitura muito criativa das tendências apontadas pelos WGSNs da vida. Já disse várias vezes, que esta consulta é um guia muito bom para marcas, porque sinaliza caminhos que podem ajudar a atingir o objetivo final do ciclo da moda: ver as criações vistas nas passarelas, andando nas ruas. Resumindo: é ponto de partida, nunca de chegada.

Apesar de estranhar a onipresença da cor preta para o verão (isto merece um post posterior), o estilista abre o desfile com versões desta cor em trenchs em tressés de ráfia e organza de tirar o folêgo. O resultado do tecido é um metalizado nada óbvio, como não o são, suas mangas que ganham volume com um recurso simples de pregas. Elas se deslocam e criam um volume inesperado.

08ver_spfw_18_01reinaldolourenco_f_004.jpg

Aos poucos a coleção se ilumina com vermelhos e rosas intensos até chegar nos florais estampados. Como a fonte de inspiração era o jardim neoclássico (aqueles em que o paisagismo desenha formas geométricas), as flores ganham espaço e material acrílico que bordam bustiês.

08ver_spfw_18_01reinaldolourenco_f_040.jpg

Nesta hora, o estilista me conquistou. “Ah! Vah”, diriam alguns. A grande sacada está em transformar um biquini em vestido, com a simples junção de tecidos plissados, sem ficar com cara de saída-de-praia.

08ver_spfw_18_01reinaldolourenco_f_042.jpg

O resultado é muito bom. Poderia ser sexy demais se fosse curto, poderia ser romântico demais por causa dos florais e plissados, mas não é nenhuma coisa, nem outra. A imagem produzida pelo stylist mais cool da temporada, Ciro Midena, é intrigante, sutil.

Reinaldo acabou criando, numa temporada em que o vestido é a peça-chave, uma novidade. E o óbvio curtocurto, ganhou um páreo duro e sofisticado. E dando uma de Oficina de Estilo, ele é ótimo porque o shape é arredondado que disfarça quadris mais largos, alonga as pernas e valoriza o busto e o colo.

((OFICINA DIZ: o volume nos braços ainda disfarça ombros largos e gordinhos quando chama atenção mais pra baixo!!!))

O que a mulher brasileira média podia querer mais??? Assim como a Animale, parece que os estilistas estão procurando um novo sentido para a sensualidade brazuca.

08ver_spfw_18_01reinaldolourenco_f_043.jpg

Fotos: Alexandre Schneider/UOL

LUGI DIZ: Olha, eu estou bem em cima do muro… Não sei dizer se sou mais glorista ou reinaldista. Acho que eu vario de acordo com as coleções. Acho que tem coisas no trabalho de cada um que eu me identifico mais, mas isso não vem ao caso agora.

LUIGI DIZ: A coleção verão 2008 do Reinaldo pode estar entre as top 5 desta temporada – cá entre nós, fraquinha, fraquinha -. Eu, particularmente, prefiro os looks em preto, com os tecidos de aspecto metalizado, mas isso é minha opinião pessoal. Acho ótimo, como disse o Oliveros, que Reinaldo conseguiu usar os fundamentos dos WGSNs da vida, mas traduzindo para seu universo pessoal. No fim é o que todo mundo deveria fazer.

OH! DIZ: Sou Reinaldista assumida, mas não amei muito esta coleção – os pretos são meus favoritos. Sim, é interessante a proposta de vestidos mais compridos, mas uma coisa que o Oliveros não levou em conta é a equação comprimeto vs altura… Um vestido que fica abaixo do joelho só favorece quem é alta, não? Tudo bem que muitos looks são adequados/ adaptados antes de chegar na loja… Mas valeu pelo exercício de feminilidade.

P.S. Vitor Angelo, muso de Costanza Pascolato, entre outras, te dedico este post, em homenagem ao seu passado “reinaldista”.

Anúncios

4 Respostas to “Reinaldo Lourenço cria novo vestido”

  1. vitor angelo 19 de junho de 2007 às 4:11 pm #

    vocÊ sabe como amo aquela coleção da Reinaldo baseada nas camisas e suas derivações.
    e você sabe que apesar de odiar a Piauí, eu amo quando você senta que vem uma Piauí… estão muito bons os textos

    obrigado pela dedicatória

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Estilo » Blog Archive » spfw: reinaldo lourenço - 19 de junho de 2007

    […] desfile do Reinaldo Lourenço foi ontem, mas hoje a gente amanheceu com um texto super inteligente no BlogView que ajuda a entender a coleção que o estilista apresentou. É diferente mesmo ver um […]

  2. CONVERSA DE ELEVADOR « . ABOUT FASHION . - 22 de junho de 2007

    […] todo mundo lê os WGSNs da vida a gente já sabe, mas como o Oliveros disse: “esta consulta é um guia muito bom para marcas, porque sinaliza caminhos que podem ajudar a […]

  3. Casa de Criadores: nós vamos estar lá, saiba como « fora de moda - 26 de novembro de 2007

    […] momento mágico, que dá tudo certo. No verão tivemos os turning-points do Herchcovitch e do Reinaldo Lourenço. Nós não queremos menos. Porque não queremos menos para a moda brasileira. E quando isso não […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: