Performance e Moda

1 jul

OLIVEROS DIZ :: Os blogueiros-unidos começam nova fase do BlogView e cada um assina uma coluna semanal. A estréia é hoje, e eu sou o colunista de domingo.

Uma das minhas áreas de pesquisa é sobre as relações entre Arte e Moda, e como semana de 10 a 15 de julho tem a Verbo , semana de performance da Galeria Vermelho, resolvi falar um pouco das relações entre performance e moda. Já logo de cara, aviso que estou vendendo meu peixe, já que me apresento no evento, tah?

Temos um texto – já clássico das relações moda e performance – da curadora Ginger Gregg Duggan, “O maior espetáculo da Terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática”, publicado onde a autora discute que certos desfiles, como de Alexander MacQueen, têm uma certa “substância” de estranheza que nos faz perguntar se isso é um desfile, um evento, se aquela roupa é uma escultura:

“Os designers cujos desfiles encaixam-se na categoria da substância relacionam-se à performance enfatizando o processo em detrimento do produto… o fato de o produto ocupar plano secundário em relação ao conceito resulta em desfiles semelhantes a rituais.”

No Brasil, o desfile de Jum Nakao com as roupas de papel é a referência maior nesta área. Em Paris, os desfiles de Hussein Chalayan, que foi objeto do primeiro post do Vitor Angelo, com suas inovações tecnológicas, também podem ser circunscritos nesta categoria.

Um fato interessante acontece quando artistas resolvem incorporar certos códigos do mundo da moda em seus trabalhos. O exemplo mais contundente é a performance “I miss you”, do italiano, radicado em Londres, Franko B.

franko-b.jpg
Franko B em ação em “I Miss you”

Numa passarela, com o rigor de uma de moda, com piso branco, o rotundo artista desfila nu, com o corpo pintado de branco, com os pulsos cortados (de verdade), manchando o chão de sangue. Por razões óbvias, o artista realiza este trabalho de tempos em tempos.

franko-b-2.jpg

Na exposição Viés, (sim, a curadoria foi minha em conjunto com Eduardo Brandão), realizada em 2005, muitos artistas, estilistas, fotógrafos propuseram suas relações entre estes dois mundos, entre eles, Alexandre Herchcovitch, Karlla Girotto, Simone Mina, Rita Vainer, e os híbridos (que trafegam na arte e na moda) Maurício Ianês, Cris Bierrenbach, Marcio Banfi e Rafael Assef.

alexandre.jpg
Parte do trabalho de Alexandre Herchcovitch e Mauricio Iânes na Viés

Na Verbo 2007, Ianes, Bierrenbach, Banfi, voltam a se apresentar com performances inéditas. Eles não a discutir a moda e a performance em si, mas é sempre interessante ver, como que eles resolvem suas ações. Ianês continua sua investigação sobre o silêncio, Cris propõe uma roupa para ser usada em conjunto com uma pessoa. Banfi vai apresentar o trabalho “Discussão”.

Este ano, eu mesmo volto ao meu trabalho de performance. Já apresentei a Confissão #1, na Galeria Mezzanino do Renato De Cara, e agora na Verbo apresento, dia 10, às 20h30, “Saindo do Armário”, na qual o público escolhe a roupa e a música que eu irei dançar em troca de uma confissão. No meu caso, eu discuto, de uma certa forma, os padrões de gosto que estão na moda e sua suposta quebra durante a ação.

oliverosverbo-2.jpg
“Saindo do Armário”, foto: Ricardo Keuchgerian

A discussão está aberta, assim como a dica e o convite!!! Boa semana!!!

 

Anúncios

8 Respostas to “Performance e Moda”

  1. Fernanda 1 de julho de 2007 às 9:07 pm #

    mas a confissão é só pra vc ou é pra todo mundo? =)

  2. America 4 de julho de 2007 às 2:23 am #

    Entre a arte e a moda , a performance se destaca. Penso que principalmente quando se articula com o gestual da fotografia; a veste : fotográfica e têxtil , envolve um corpo suspenso, uma outra roupa que se forma nesta nova camada que o tecido fotográfico nos revela…Oliveros, ando pesquisando a relação , entre o ato de fotografar e o ato de vestir.

  3. Glauco Sabino 5 de julho de 2007 às 5:49 am #

    Fiquei encantado com essa performance de Franko B… Taí algo que eu adoraria ter visto. Bom, seus post, as usual, me mostra uma relação até óbvia agora, mas que antes era totalmente ignorada por mim. É sempre uma aula.

  4. Glauco Sabino 5 de julho de 2007 às 5:52 am #

    Aliás, de quem é o desfile/performance do primeiro vídeo?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Estilo » Blog Archive » colunas diárias no blogview - 2 de julho de 2007

    […] Ricardo Oliveros, do Fora de Moda, vai tratar das relações entre arte e moda e já estreou falando de performances (de novo: cada texto é uma aula) segunda: Luigi Torre do About Fashion já estreou direto do […]

  2. BlogView entra em nova fase « Fora de Moda - 2 de julho de 2007

    […] BlogView entra em nova fase Os blogueiros-unidos do BlogView começam nova fase e cada um assina uma coluna semanal. A estréia é domingo, com um artigo meu sobre Performance e Moda. […]

  3. Oficina de Estilo » Blog Archive » apredizado fashion: aula + performance - 10 de julho de 2007

    […] performances em arte e moda já foram assunto de um post incrível do próprio Oliveros, e tudo que envolve estética contribui pra aperfeiçoar o nosso repertório profissional, criativo […]

  4. QUE DESEJO TEMOS PELA MODA? « BlogView - 3 de agosto de 2007

    […] em projetar. As contribuições da moda no terreno da arte são extensas e Oliveros aqui no Blogview já salientou algumas de forma muito lúcida.   Conclusão feita a respeito do caráter artístico […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: