Bolsas masculinas

4 jul

GLAUCO DIZ: Como todo mundo já deve estar sabendo, às quartas-feiras falarei do que ando vendo (ou não) pelas ruas de São Paulo, além de abordar um pouco de consumo consciente e moda sustentável. Assuntos que eu curto um bocado e ando me dedicando mais. Pra começar, um tema que eu vejo pipocando por aí: as bolsas masculinas. Lançamentos nessa área já vem ocorrendo há algumas temporadas, durante as semanas de moda masculinas de Milão e Paris:

internacionais.jpg

Da esq. para a dir.: Gianfranco Ferré, Calvin Klein, Bottega Veneta e Jean Paul Gaultier

internacionais2.jpg

Da esq. para a dir.: Etro, Costume Nacional, Enrico Coveri e Burberry Prorsum.

No último Fashion Rio e São Paulo Fashion Week elas também deram as caras:

nacionais.jpg

Da esq. para a dir.: Redley, Ellus, Osklen e Zoomp

Mas, será que essa moda vai para as ruas mesmo? Pelo que eu vejo, na Europa elas já são bem comuns, mas aqui no Brasil só jornalista, alguns descolados e as bees que encaram. Fashion Weeks da vida não valem, hein, gente? Tô falando de vida real, Avenida Paulista, quarta-feira, meio-dia, manja? De qualquer forma, acho que elas tendem a virar item tipo indispensável, já que não rola carregar chaves, celular, carteira, óculos, i-pod, e tudo mais que você imagina, nos bolsos da calça ou do casaco (A gente sabe que fica horrível, com volumes feios e estranhos no look..rs). Esse papo da necessidade é tão sério que, para a Louis Vuitton, a meta é transformar as bolsas em item tão indispensável para os homens quanto para as mulheres. Para alcançar este objetivo, grande parte dos rapazes, no último desfile de verão da marca, carregavam a sua, transmitindo a proposta:

luis-vuitton.jpg

Mas e as mochilas? Elas não bastam? Afinal, tem gente que não abre mão dela por nada. Acontece que, na minha opinião, às vezes elas não combinam perfeitamente com o estilo urbano de ser ou são pouco versáteis. Já tentei usar um casaco mais arrumadinho e a mochila simplesmente deixava o look uó.  Outra coisa que venho observando é que, quando topam usar uma bolsa, os homens são sempre tradicionais, não arriscando na bolsa de braço, de mão ou a tiracolo: vão de modelos tipo carteiro ou boliche, talvez por vincular o acessório a atividades tradicionalmente masculinas.

Pesquisando na internet para escrever esse post, li ainda alguns relatos falando que as lojas européias já estão expondo suas bolsas, originalmente femininas, em seções unissex ou masculinas. O varejo é rápido! Sei não, mas acho que daqui um tempo muitas mulheres deixarão de carregar uma bolsa maior que a necessária a si mesma. Os pertences que não cabem nos bolsos de seus companheiros serão carregados por eles próprios.

Ah, e só uma pequena consideração: talvez esteja rolando uma inversão de papéis. Durante as semanas de moda vi muitas modelos usando mochilas. Homens de bolsa e mulheres de mochila… Como diria minha vó, esse mundo ta perdido. Ainda bem.

meninas.jpg

Da esq. para a dir.: Maria Bonita, Redley, Zigfreda e Osklen. 

– As fotos são do Uol Estilo e do site Chic

6 Respostas to “Bolsas masculinas”

  1. Felipe 4 de julho de 2007 às 11:21 pm #

    Adorei o post, Glauco !!!

    po afinal, vamos parar de besteira e vamos usar bolsa!
    tem tanta coisa pra carregar, e não tem nada mnais pratico que uma bolsa, ninguem vai deixar de ser masculino pos isso…

  2. Biti Averbach 4 de julho de 2007 às 11:30 pm #

    Eu acho que o mercado brasileiro é SUPER carente de boas bolsas masculinas. Fora as importadas, que são caríssimas, e as que são vendidas nas marcas citadas acima, onde é que a criatura do sexo masculino vai comprar uma bolsa? Alguém aí sabe me dizer? Eu não sei!
    Alguém tem que ocupar este nicho, helloooooooooo fabricantes de acessórios! Estou cansada de carregar na minha bolsa (que já é um chumbo!) os pertences do maridão!

    E adorei o post, viu!

  3. forademoda 4 de julho de 2007 às 11:52 pm #

    Foi feito pra mim este post?????kkkkkkkkkkkkkkk
    Como sabe, eu tenho tara por bolsas, mas não as femininas, as masculinas mesmo, e sei o quanto é difícil encontrar uma. Peno, sofro, mas não desisto. E olhe, que eu ando pela Paulista com as minhas, e sei, claro, que não sou parâmetro.
    Porém aos poucos a moda muda. Tenho fé!!!!!

  4. Luigi 5 de julho de 2007 às 12:13 am #

    Amei esse post!!! Arrasou! Como o Oliveros tb sou bag addicted, sem contar na praticidade de carregar tudo na bolsa, e não precisa ficar com os bolsos abarrotados de coisas! Por aqui, até que tem bastante menino usando, sem contar nas bees, que arrasam nuns modelos incrívesi! Hoje quase que peguei a de uma na rua e sai correndo! heheheh

  5. Sylvain 10 de julho de 2007 às 8:06 pm #

    http://rgvogue.ig.com.br/moda/2007/06/27/e_ai_vai_encarar_871517.html

    Bolsas pra que te quero! Tô super querendo aderir. Só falta escolher o modelo. Aceito sugestões.

  6. matheus 14 de julho de 2007 às 2:28 am #

    nossa as bolsas masculinas são tudo, totalmente necessárias.
    As mochilas são bem praticas mas não são, como você disse, muito adeptas aos looks usuais.
    mas fica a dica: nada de estampas e modelos femininos, é uó.
    as de mão são zuper fashione e praticas.

Deixe um comentário

