Chilli Beans

11 jul

GLAUCO DIZ:  Preço bom, variedade e uma excelente estratégia de comunicação. Para mim, são esses os três fatores que, em dez anos, transformaram a marca de óculos e relógios Chilli Beans na mais conhecida e consumida do Brasil. Acha que estou exagerando? Então, dá um pulinho nas baladas, raves, bares e endereços descolados da cidade e pergunte para as pessoas qual a marca de óculos que elas estão usando. Se isso não contentar, fique com esses números: a empresa detém atualmente 180 endereços exclusivos no Brasil e quatro lojas em Portugal, vendeu 1,3 milhão de acessórios no ano passado e, até 2008, pretende abrir mais quatro lojas próprias nos Estados Unidos.

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Alguns dos modelos de óculos da Chilli Beans

Tudo começou na década de 80, quando o fundador da marca, Caito Maia, passou uma temporada na praia de Venice Beach, na Califórnia. Palco das mais variadas manifestações da contracultura, com uma profusão de artistas de rua, punks, músicos, acrobatas e afins, a praia trouxe a inspiração necessária. “As pessoas viviam comprando óculos baratos para compor a personalidade que queriam assumir naquele dia. Quando voltei para cá, trouxe vários modelos e comecei a vender a meus amigos e conhecidos”, contou em uma entrevista para a Veja SP.

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Imagens da última campanha da marca, pintadas pelo artista plástico inglês Steven Smith, conhecido pelos seus quadros de mulheres com óculos

Em 1996, Caito montou um pequeno estande no Mercado Mundo Mix, depois, já em 1997, uma lojinha na Galeria Ouro Fino. O primeiro quisosque foi inaugurado no Shopping Villa Lobos, em 2000. A partir daí as vendas explodiram. Tudo graças a um modelo de loja que eu adoro: em vez de óculos expostos em vitrines, balcões “self-service”, onde qualquer um pode chegar e provar. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, dez modelos de óculos novos (com quatro cores cada!) na prateleira a cada semana. Sem contar os vendedores, a maioria um povo mais jovem e moderninho no último.

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Alguns dos modelos de óculos da Chilli Beans

A comunicação é um caso à parte. Caito, que atuou como músico por mais de 10 anos, sempre apoiou e patrocinou festas, DJs, peças de teatro e novas bandas. Além disso, as lojas funcionam como ponto de venda de ingressos para raves e festivais de música, o que fixa a marca junto ao público jovem e atrai o cliente. Mas quer saber qual é, na minha opinião, o maior motivo do sucesso? O preço (os óculos vão de R$ 65 a 85). Tudo graças a um sistema similar ao da Nike e de outras grandes marcas mundiais, ou seja, não possuem uma fábrica ou produção direta.  Com exceção da criação, tudo é feito na China. “Nunca escondi de ninguém que são fabricados lá e que no início fazíamos réplicas de modelos já existentes”, declarou Caito na mesma entrevista à Veja SP.

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Imagens da última campanha da marca, pintadas pelo artista plástico inglês Steven Smith, conhecido pelos seus quadros de mulheres com óculos

São esses fatores que fizeram a Chilli “estar nas ruas”, vestindo desde motoboys a patricinhas classe média (porque as de classe alta gostam mesmo é de se jogar nos Channel e Dior da vida…rs). E o crescimento da empresa já começa a ser notado: Shaun Smith, consultor inglês especialista em inovação e experiência do consumidor, apontou a Chilli como uma das mais inovadoras marcas do varejo mundial durante o Brasilshop 2007, congresso realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) na última semana de junho, em São Paulo. E o cara, durante a explanação, ainda salientou: “Prestem atenção na Chilli Beans: esta será uma das mais importantes marcas do mundo nos próximos quatro anos”. É o street style brasileiro conquistando o mundo.

BITI DIZ: Tem uma matéria interessante no IHT (International Herald Tribune), explicando porque os óculos são o último luxo acessível. Leia aqui.

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5 Respostas to “Chilli Beans”

  1. 11 de julho de 2007 às 10:16 pm #

    Acho Chilli Beans muito feio, cópia de marcas, sei lá, não gosto nada da marca, mas gost dos seus textos glauco!

  2. Julian 12 de julho de 2007 às 6:08 am #

    Ah todo mundo já teve ou tem um não é mesmo?
    Abraços

  3. 12 de julho de 2007 às 4:13 pm #

    Eu nunca tive!Acho feio mesmo, mas respeito a opiniçao de todos aqui, acho as campanhas feias tb lembram quando eram meninas na moto sem roupa e ficava na marginal pinheiros achava nada haver(mas ta vendo deu certo tanto que eu nao esqueci).Acho bacana uma marca brasileira crescendo assim, mas não uso.

  4. rigoberta 12 de julho de 2007 às 8:16 pm #

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    i think you would love it

  5. matheus 14 de julho de 2007 às 2:38 am #

    é dificil encontrar oculos bons e baratos hoje.
    a chilli beans se destaca nisso.
    parabens

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