Philip-Lorca diCorcia

12 jul

Philip-Lorca diCorcia, Hartford

OH! DIZ: Adoro o trabalho do fotógrafo Philip-Lorca di Corcia. Engraçado que ele é pouco conhecido aqui no Brasil. Nascido em Conneticut em 1953, ele teve sua época áurea nos anos ’80, onde trabalhou bastante para a Conde Nast, e agora deu uma sumida. Conversei sobre ele com o também fotógrafo Marcio Simnch e o Marcio me disse que tinha um pouco de preguiça dele, pelo fato de suas fotos serem totalmente dirigidas e controladas – quem conheçe o trabalho do Marcio sabe que o dele é um pouco diferente. Sim, concordo com o Marcio, as fotos do Philip-Lorca tem uma direção total, mas mesmo assim acho as interessantes. Pra mim, parecem pinturas. Suas cores me lembram bastante as de um outro grande fotógrafo, o Guy Bourdin.

Philip-Lorca diCorcia, W, September 2001, #7

OH! DIZ: Em 2006 o Philip-Lorca diCorcia foi processado nos Estados Unidos por fotografar um Judeu Ortodóxo sem sua autorização, durante uma sessão de fotos em uma esquina movimentada em Nova York. O Juiz arquivou o caso, pois considerou a série de fotos (vendidas depois por U$D 10’000 – U$S 20’000, cada) arte, e a arte, nos Estados Unidos, é protegida pela Primeira Emenda.

Philip-Lorca diCorcia, Juliet Ms. Muse

OH! DIZ: Diz a lenda que o fotógrafo ganhou dinheiro do governo, através de um NEA (National Endowment for the Arts) Grant, e gastou tudo com prostitutas e michês, pagando os para poder fotografá-los.

Philip-Lorca diCorcia, Gianni

OH! DIZ: Em uma entrevista bem legal (para a ler, clique aqui), Philip-Lorca diCorcia diz que “what I do in my work is witness things that have a humor to them” (com o meu trabalho eu testemunho episódios que tem humor), e que seu personagens, são pessoas que “they come from the fringes of society…people that escape notice but are nevertheless the paragons of society” (vem da margem da sociedade, pessoas que tentam não ser notadas, mas que representam os paradigmas da sociedade).

Para ver e/ou comprar fotos dele, clique aqui

3 Respostas to “Philip-Lorca diCorcia”

  1. Fernanda 12 de julho de 2007 às 2:44 pm #

    eu não conhecia e adorei! e acho que, se é pra construir imagens como essas, não tem tanto problema dirigir meticulosamente, né? sou do time que não vê nisso uma parte ruim, as fotos são o máximo! e têm humor meeeeesmo! =)

  2. 12 de julho de 2007 às 4:15 pm #

    Eu não conhecia este blog, mas conheci, gostei e já postei em outros posts, adorei este em especial.
    Ah, estou conhecendo ainda o blog e entendendo aos poucos, posso falar a verdade as vezes fica dificil, nao por vcs, mas pro mim mesmo que nao entendo tanto assim de moda, mas gostei de muita coisa aqui e vou dando minhas opiniões.

  3. João 23 de julho de 2007 às 11:46 pm #

    montado ou nao.. o q vale é a interpretaçao.. o olhar do cara. fantástico.

Deixe um comentário

