moda e novelas em debate + mil vídeos

7 ago

OFICINA DIZ: Ontem teve debate entre o Alexandre Herchcovitch e a power figurinista da Globo, Marília Carneiro, promovido pela Folha de SP e mediado pelo Alcino Leite Neto. Eles conversaram sobre moda e novelas, e teve muita reflexão boa nas duas horas de duração do “papinho assistido”. Foi legal e rendeu um monte de vídeos, que estão todos na filial do blog da Oficina no YouTube.

OFICINA DIZ: A Marília Carneiro falou da dificuldade que é compor um figurino de dia-a-dia, como os do Manoel Carlos (Marília, fofa, isso é SÓ o que a gente faz! E não é fácil meeesmo!). Disse que é bem mais fácil – e legal – fazer gente não convencional, tipo vilões, prostitutas, personagens que tem ‘viradas’ (ai, eu a-do-ra-ria ter uma virada). São dela a Júla Matos de Dancin’Days (e a meia de lurex ela viu numa capa antiga de LP, sabia?), o Renato Mendes de Celebridade e a Heloísa de Cláudia Abreu em Anos Rebeldes. Ela falou, inclusive, que o trabalho preferido dela é esse de Anos Rebeldes: porque ela viveu aquilo tudo de perto e porque, logo depois da exibição da minissérie, teve toda a coisa dos ‘caras-pintadas’ fazendo impeachment pro Collor. Ela super acha que teve a ver, tipo que inspirou o povo, sabe?

OFICINA DIZ: A figurinista ainda falou que quase não tem surpresa quanto ao que “vai pegar” nas ruas ou não: que quando ela compõe um ‘enxoval’ de um personagem ela já sabe de antemão o que vai fazer o olho do povo brilhar. E contou que adorou fazer o figurino da Jade em ‘O Clone’, e que tudo nela era inspirado em YSL e em Kenzo – nada naquele figurino era árabe mesmo, era tudo”relido” por esses estilistas (chiiique!). Diz que teve uma coleção do Saint Laurent toda inspirada em muçulmanas e odaliscas, e foi dalí que a Marilia Carneiro tirou as imagens que compuseram a Jade. Tsá?!?? Ela acha que as pessoas super querem comprar as roupas pra se aproximarem das personagens que admiram (tipo “quero ser igual a ela”) e disse que tudo que a Vera Fischer usa vende horrores. E ensinou que o figurino nunca pode ser mais eloquente que a personagem, que o figurino sempre tem que servir à personagem e não o contrário – essa é a beleza do trabalho da figurinista, a humildade de não aparecer e deixar a personagem brilhar.

OFICINA DIZ: O Alexandre Herchcovitch fez observações super inteligentes e intervenções engraçadíssimas (nunca o vi rindo tanto, juro!). Falou da satisfação de ver sua roupa (e de seus colegas que fazem moda e que produzem pra figurinos também) sendo versátil e desfilando em corpos que não vestem 38 (“novela também é meio de difundir moda”) e chamou atenção para os figurinos masculinos. Disse que adorou o Renato Mendes (que usava camisas pretas e paletós de veludo!) e chamou atenção pra dificuldade de se ter figurinos não tradicionais/não conservadores demais para os atores – diz que o público masculino super reclama quando tem muita inovação, então a inserção de moda masculine ‘de vanguarda’ nas novelas encontra uma super dificuldade de aceitação por parte dos próprios meninos, mas também dos autores e diretores das novelas.

OFICINA DIZ: AH falou também da ‘virada’ da Bebel (ai, me vê uma virada, por favor?!??) : ele acha que a imagem dela tá mudando de um jeito super inteligente, porque a aparência dela deixa de ser “da rua” e passa a ser fina, mas deixando bem claro que essa mudança é recente e que não é tão autêntica (tipo que a alma da Bebel não é fina, que a natureza dela não é essa). Que mesmo adequada, com menos pele e mesmo com tecidos mais sofisticados, ela ainda carrega cores fortes nas unhas, nos lábios, ainda usa o brincão… É mesmo, né?!?? No fim, a Marília Carneiro acha que “o incosciente coletivo rege o mundo” e que o público tem sempre razão, quando ama ou quando gonga um figurino. Então tá!

Anúncios

6 Respostas to “moda e novelas em debate + mil vídeos”

  1. Oficina de Estilo 7 de agosto de 2007 às 1:22 am #

    a carol vasone também tava lá:
    http://estilo.uol.com.br/moda/ultnot/2007/08/06/ult630u6281.jhtm

  2. Felipe 7 de agosto de 2007 às 5:01 pm #

    A-DO-REI !

Trackbacks/Pingbacks

  1. O BOM DA SEMANA!!! « Fora de Moda - 7 de agosto de 2007

    […] Hoje tem o debate Moda e TV com Alexandre Herchcovitch e Marilia Carneiro, com mediação do Alcino Leite. A Oficina de Estilo foi e contou tudo para gente, em Moda e Novela em debate mil vídeos […]

  2. aula de moda « Moda Sem Frescura - 9 de agosto de 2007

    […] (E quem quiser saber o que rolou no outro evento, pode ler a coluna da Oficina de Estilo no BlogView, aqui.) […]

  3. MODA E PROSTITUIÇÃO « BlogView - 21 de setembro de 2007

    […] e as meninas da Oficina de Estilo já escreveram aqui no Blogview sobre o estilo da Bebel, a garota de programa interpretada por […]

  4. BLOGVIEW REVISITED: MODA E PROSTITUIÇÃO « dus*****infernus - 5 de maio de 2008

    […] e as meninas da Oficina de Estilo já escreveram aqui no Blogview sobre o estilo da Bebel, a garota de programa interpretada por […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: