Ébano

10 ago

BITI DIZ: A revista Vogue norte-americana de agosto publicou um trecho da autobiografia da top model sudanesa Alek Wek. O texto, sincero e comovente,  fala da vida difícil no vilarejo de Wau, no sudoeste do Sudão, e da ida para Londres, aos 14 anos, como refugiada.

Leia, aqui, um pequeno trecho:

“Havia muito pouco para me fazer ficar. A economia, depois de décadas de guerra, estava em ruínas. Meu tinha morrido.Não era difícil fazer as malas para a viagem, porque Athieng (a irmã) e eu tínhamos quase nada. Eu tinha um vestido, chinelos, roupa íntima e era isso.”

O texto me fez pensar em todas as meninas pobres, brasileiras, que sonham em ser modelo. E especialmente nas garotas descendentes de afro-brasileiros. Este post é um tributo a elas.

samira.jpg

Samira (Ford) no catálogo da Diva, por Rogério Cavacanti, com styling de Rodolfo Rubens e beauty de Ricardo dos Anjos

rojane001.jpg

Rojane (Ten) minutos antes do desfile de Rober Dognani na Casa de Criadores. Styling Juliano Pessoa e Zuel Ferreira, beauty de André Gagliardo, foto de Rogério Cavalcanti.

emanuella-de-paula001.jpg

Emanuela de Paula (Way) em ensaio pessoal de Rogério Cavalcanti, com styling de Heleno Jr. e beauty de Fabrício Ferreira.

E muitas mais: Carmelita, Ana Bela, Juliana Bahia, Daniele Leonel, Cris Ribeiro, Thais Oliveira, Luciana Reis, Xenia, Vanessa Rodrigues, Veronica Salim, Caetana Santos, Alexia Bairon, Samille Araújo, Glauci Melo…Não vou conseguir citar todas, me desculpem.

No site Chic tem uma matéria com Emanuela da Paula, aqui, e uma outra sobre modelos negras de várias partes do mundo, aqui. Iman, Liya Kebede, Grace Jones, Veronica Webb, entre outras, marcam presença por lá.

alek.jpgnaomi-nua.jpg

Acima, Alek Wek e Naomi Campbell

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: