FILME FASHION VICIA

24 ago

VITOR DIZ: Eu adorei a matéria das meninas da Oficina de Estilo aqui no Blog View sobre os looks de filmes que, fora elas terem uma aproximação emotiva, seriam próprios para a vida real. Como não posso copiar, resolvi ir em outra direção já que estamos em época de Filme Fashion, uma das grandes sacadas de Alexandra Farah.

Inspirado também pela entrevista de Diane Pernet (uma das convidadas do festival) para o Chic onde a top blogueira diz que ama os looks da mãe de Tazdio (Silvana Magnano) de “Morte em Veneza” de Luschino Visconti entre outros, resolvi falar dos looks da época do silencioso, para muitos a chamada era de ouro do cinema.  

Eu sei que é super clichê gostar de Charles Chaplin, o “cool” é sempre Buster Keaton, mas como eu não ligo muito pra essa guerra Marlene-Emilinha Borba dos comediantes mudos, eu amo os dois. E olha como Carlitos, mesmo mendigo usa terno e não costume!

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Pode ser mudo, mas é ultra fashion. Nada mais Chanel que Louise Brooks (super sintonizada) em “A Caixa de Pandora” (G.W.Pabst, 1928).  

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E os darks e emos, queridinhas? Com certeza se enterraram em várias sessões do expressionismo alemão para aprender truques de maquiagem. Olha as olheiras do moço em “O Gabinete do Doutor Caligari” (Robert Wiene, 1919-1920) e o grafismo da fofa, (ah! se o Fred O´Rey da Totem tivesse visto isso antes…)  

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As olheiras e o grafismo em “O Gabinete do Doutor Caligari”

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Totem verão 2007

E o futurismo? Entendiam tudo esses expressionistas. Essa é a robô-Maria do clássico “Metrópolis” (Fritz Lang , 1927). Beijo Raquel Zimmerman! Beijo Ghesquière! 

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Robô do Fritz Lang

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Balenciaga verão 2007

E os brasileiros? Quem arrasa mesmo é seu belíssimo “Limite” (Mário Peixoto, 1931). Tem uma sequência do filme que para mostrar o trabalho de uma das personagens que é costureira, ele abusa de big closes de tesoura, carretel e linhas. È excepcional!

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Cenas de “Limite”

Fora os closes, olha a meia que lembra a mesma que Prada usou no verão 2006 e reeditou quase como polaina no inverno 2007/2008. 

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Limite de Mario Peixoto

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Prada verão 2006

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Prada inverno 2007

Sem falar no carão!. Essa imagem da mulher e as algemas que abre o filme é um primor e muito inspiradora.  

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O cinema mudo é uma fonte infinita de referência para as construções de imagens, incluindo as de moda. Eles ensinaram ao mundo a observar um rosto, a famosa tese da fotogenia da avant-garde francesa de1920 e que teve no rosto emblemático de Falconetti, em “A Paixão de Joana D’Arc” (Carl Th. Dreyer, 1928) o seu maior carão!

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4 Respostas to “FILME FASHION VICIA”

  1. Biti Averbach 25 de agosto de 2007 às 11:09 am #

    adorei “guerra marlene-emilinha” e just for the record: sempre quis ter esse look da louise brooks! bjs

  2. forademoda 26 de agosto de 2007 às 11:35 pm #

    Simplesmente, AD’OREY!

  3. oh! 28 de agosto de 2007 às 12:46 pm #

    fiquei cho-ca-da de como é parecido o look da raquel/ balenciaga com o look da maria/ metrópolis… bafo!

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  1. COLUNA DUS*****INFERNUS NO BLOG VIEW É SOBRE FILME E SOBRE FASHION « dus*****infernus - 24 de agosto de 2007

    […] Agosto 24th, 2007 · No Comments Nessa semana no Blog View, texto sobre as imagens fortes e sedutoras do cinema silencioso em homenagem ao Filme Fashion  […]

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