Universo Cosplay

30 ago

GLAUCO DIZ: Pesquisando para a minha primeira colaboração para o site da RG Vogue (Ebaaa!), descobri um universo bem curioso. Certamente, muitos já conhecem a cultura cosplayer. De qualquer forma, acho que vale dividir com vocês meu encantamento nerd com o tema…rs.

Abreviação de “costume player”, o cosplay surgiu na década de 70 (alguns falam que foi no Japão; outros, nos EUA), quando as convenções de quadrinhos e filmes de ficção científica liberavam a entrada de quem estivesse fantasiado como os personagens das histórias.  Com o passar do tempo, a prática foi se tornando uma tradição e um hábito que se espalhou por todos os tipos de convenções envolvendo séries ou personagens.

cosplayers.jpg

Eu sou muito nerd… Queria tanto a fantasia dos X-Men (acima), ou do Squall, do jogo Final Fantasy (loiro agachado, logo abaixo). O cabelo da menina da foto à direita é bem legal!

Reza a etiqueta cosplay que você deve confeccionar a sua própria roupa com, no máximo, a ajuda de duas pessoas não-profissionais. Porém, com a brincadeira se tornando algo cada vez mais sério e um negócio para muitas empresas, há hoje até Cosplay Stores. Ou seja, lojas especializadas em comercializar produtos para esse público, além de fabricar toda sorte de fantasias, armaduras e armas. Na minha pesquisa, descobri que algumas pessoas gastam até R$ 2 mil para se transformarem no personagem escolhido.

yaya.jpg

A japonesa Yaya Han, considerada uma das melhores do mundo no cosplay.

O principal ponto de encontro dos cosplayers são os eventos de animê que acontecem anualmente no mundo todo. No Brasil, são mais de 400 comunidades no orkut, com participação de pessoas de norte a sul do País, além de eventos em quase todos os estados. Por concentrar a maior colônia japonesa, São Paulo conta com as mais importantes convenções: além dos populares Animecon e Anime Friends, que recebem milhares de visitantes em Julho, a cidade sedia também as eliminatórias para o World Cosplay Summit (WCS), concurso internacional de cosplay cujas finais são realizadas no Japão. Nesses concursos, os competidores têm de fazer uma pequena apresentação que represente os personagens que escolheram encarnar e o desempenho é avaliado por juízes. Aliás, no WCS 2007, um casal de brasileiros estava entre os 12 finalistas. Os cariocas Thaís Jussi e Marcelo Fernandes foram buscar o bicampeonato do Brasil no concurso, já que os irmãos paulistas Mauricio e Mônica Somenzari venceram a edição de 2006.

irmaos.jpg

Após três meses preparando as vestimentas, Vingaard e Yuki, como são chamados os personagens dos cariocas Thaís Jussi e Marcelo Fernandes, venceram etapa nacional do WCS 2007.

Moda

Impossível não falar da influência que toda essa cultura tem na moda. De cara, dá pra lembrar de toda a montação dos jovens japoneses em Harajuku e Akihabara, bairros referência de cosplay pelo mundo, localizados em Tóquio. Em escala menor, o cosplay também ocupa as ruas de São Paulo. Quem freqüenta o bairro da Liberdade aos sábados certamente já deve ter visto, principalmente perto da estação do metrô, adolescentes com lentes de contato coloridas, tiara com orelhas de gatinho e, com um pouquinho de sorte, até uns cosplayers (eu já vi um grupo muuuuito legal: uns meninos vestidos iguais aos membros da gangue de Alex, interpretado por Malcolm McDowell, no clássico Laranja Mecânica).

fruits.jpg

Fotos do Flickr de jovens do bairro japonês de Harajuku, em Tóquio 

Super antenada na cultura pop e nas atitudes que “estão em alta”, a estilista Thais Losso, apresentou no último Fashion Rio, pela grife Sommer, uma coleção com temática oriental. Para o desfile que rolou no Cine Odeon, no centro do Rio, contratou cosplayers e exibiu vídeos do popular desenho Naruto. Já a Nike, que pelo visto não perde uma, também lançou uma propaganda que utiliza desse universo. Cosplayers perseguem um cara pelas ruas de Tóquio usando tênis multicoloridos. É bem legal.

thais.jpg

O verão 2008 da Sommer tem referências na cultura pop asiática e, é claro, nos cosplayers (Fotos Alexandre Schneider/UOL)


O Vídeo Nikecosplay

Anúncios

5 Respostas to “Universo Cosplay”

  1. Pumpkin Man 30 de agosto de 2007 às 10:58 pm #

    Adorei esse post!! Parabens! Soube atravez de um telejornal que houve um encontro Cosplay aqui no Rio no sabado passado, mas como peguei pela metade nao ouvi onde acontecia. Procurei na Internet alguma informacao do local/dia/hora e nada! Queria muito ter podido ver de perto esse fenomeno, pois quando era mais jovem tambem curtia muito dressing-up nas epoca do New wave…

    Abs,

    Little-pumpkins.blogspot.com

  2. dusinfernus 31 de agosto de 2007 às 3:20 am #

    que delícia de post
    o vídeo da nike é incrível!

  3. Pedro 31 de agosto de 2007 às 10:01 am #

    Que post incrível! Absolutamente genial. Referência pop, Harajuku e assunto para geeks e nerds! HUihauiauhia. Eu super me identifiquei, afinal, já andei na rua vestido de Obi Wan Kenobi e depois fui parar na MTV e no Multishow falando que como era bom ser nerd, huihauhauhauha. Bons tempos.

  4. raq 31 de agosto de 2007 às 12:36 pm #

    também tenho achado muito legal estes cosplayers.
    eu vi a menina que é a “melhor cosplayer do mundo” (!) na tv.
    imagina! deve ser muito legal mesmo.
    e olha que eu nunca nem vi um desenho desses (acho nem falam desenho, né? desenho é da época de he-man…).
    e vc já ouviu a história de 2 cosplayers adolescentes (um casal de namorados) que fugiram de casa juntos, aqui no rio, por que os pais eram contra esse lance de cosplay?

  5. Aline Lamm 1 de setembro de 2007 às 7:02 pm #

    tem uma menina em blumenau que vende roupas de cosplay por um site. ela criou um personagem com roupa e nome próprio. primeiro ela ia com a roupa nos encontros e era chamada pelo nome do personagem pelos amigos cosplayers. daí começou a ir com uma tiarinha na faculdade, a pedir pra ser chamada pelo nome da personagem… agora dizem que ela virou o personagem, tipo nem adiante chamar pelo nome de batismo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: