O que você faz pela moda masculina?

3 set

LUIGI DIZ: “Se a gente não começar a falar, incentivar, a moda masculina nunca irá para frente”, disse Ricardo Oliveros, no mínimo umas três vezes durante e depois do desfile da Moshe Sport (tem posts falando da coleção aqui, aqui e aqui) no sábado, citando Lula Rodrigues, grande especialista e moda masculina. E no fim frase ficou o resto do fim de semana na minha cabeça, com algumas derivações.

Fiquei pensando bastante no que a gente faz para incentivar a moda masculina. Ir no desfile do Moshe, por exemplo, comentar, discutir as proposta de uma marca em ascensão, usar peças/roupas não tão convencionais para o guarda-roupa masculino – como shortinhos, calça adesiva (vulgo skinny, se for coloridos melhor ainda) e até saias… Enfim, resolvi consultar meus amigos BlogViewers e outros blogers sobre o assunto e ver o que cada um faz pela moda masculina.

A Biti disse admirar e apoiar quem tem coragem de sair do lugar comum, “seja estilista ou consumidor”. Afinal, ficar parado não ajuda em nada. No mesmo sentido, Oliveros, no seu lado consumidor diz: “procuro também incorporar peças mais difíceis dos estilistas, como maxi-comprimentos, bolsas masculinas, e no passado, saias também. Porque para estes avanços acontecerem nas linhas para homens, têm que existir um consumidor final, concorda?” Concordo!

Já como jornalista, Oliveros procura, tanto nos veículos em que escreve como nos que já escreveu (Caras, UOL e Fora de Moda), incentivar as editoras à darem um espaço maior para a moda masculina. Já no blog de Sylvain Justum, o Hypercool, este espaço é o que não falta. “Minha contribuição é tentar passar informação sem afetação para um público bem maior do que o do nosso mundinho”, conta Sylvain. “Entre matérias e editoriais nos mais variados veículos, até meu look pessoal entra na dança da catequização. Usando uma calça skinny bem combinada, dá pra ser fashion sem perder a masculinidade. É esse o maior dos problemas na cabeça dos homens hoje em dia. Ainda leva um tempo até a maioria dos brasileiros entender que macho que é macho gosta de mulher, futebol, música e TAMBÉM de moda, mas estamos num bom caminho.”

Fazer meio que uma vitrine pessoal, também é a contribuição do Glauco Sabino. “Gosto daquela montação, de sair na rua e dar uma chocada no povo… Sem querer ser presunçoso, mas parece que dá uma chacoalhada na mesmice, sabe?”. Sei sim, afinal até eu faço isso as vezes.

Glauco também use e abusa do seu blog para dar uma incentivada na moda masculina. “Gosto de usar meu blog pra mostrar idéias diferentes, looks que lá fora os meninos já estão super acostumados a usar, sem medo de serem tachados disso ou daquilo. A matéria sobre as bolsas masculinas é um exemplo. Depois que escrevi, recebi diversos e-mails de meninos falando que nunca tinha pensando no assunto, mas achavam a idéia interessante e usável”, conta.

Vitor Angelo Dus Infernus, por sua vez, olha com mais generosidade e menos críticas para os criadores de moda masculina – “além de consumir é claro, o que dá um aquesh pras marcas”, diz -, afinal este segemento da moda “se move em passos muito lentos, porque o comportamento dos homens é mais estático, mas isso tende a mudar, aliás já está mudando.”

E você, o que você faz pela moda masculina?

Anúncios

11 Respostas to “O que você faz pela moda masculina?”

  1. dusinfernus 3 de setembro de 2007 às 4:25 pm #

    AH! E EU LEIO OS BLOGS VOLTADOS PRA MODA MASCULINE COMO O DO LUIGI, SYLVAIN, GLAUCO, LULA…

  2. Oficina de Estilo 3 de setembro de 2007 às 8:02 pm #

    a gente na oficina assiste todas as aulas de moda masculine que o fabrizio rollo dá na escola sp (e a gente adoooooura ele), porque antes de contribuir de algum jeito a gente quer mais é aprender sobre. e estamos aprendendo, estamos aprendendo…

  3. Maria Prata 3 de setembro de 2007 às 8:35 pm #

    ih.. demorei pra responder o email e caí da pauta! esse mundo virtual é muito rápido mesmo. o que eu faço pela moda masculina? Uso, todo final de semana, camisetas e moletons do meu namorado, bem grandões, confortáveis e lindos – porque de moda masculina ele entende!!

  4. forademoda 3 de setembro de 2007 às 11:36 pm #

    Adorei como vc resolveu seu post de hoje. Como comentei no seu blog, eu ia subir a crítica no BlogView, mas depois fiquei pensando outras coisas e deu no que deu. Acho que é esta foi nossa contribuição para a reflexão da moda, que tanto buscamos neste espaço.

  5. oh! 4 de setembro de 2007 às 10:51 am #

    é um assunto complicado mesmo… mas posso falar uma coisa? acho que os emos ajudaram mto a causa, sabia? são adolescentes que usam jeans skinny, lápis no olho, franjão e estão sempre cheios de acessórios. acho que esses moleques vão virar adultos interesados em moda. não acham?

  6. Julio Aguiar 4 de setembro de 2007 às 11:52 am #

    Eu desenho roupas masculinas com jeitão carioca.
    http://www.cubacuba.com.br

  7. gsabino 5 de setembro de 2007 às 4:55 am #

    Nossa, desde semana passada, quando escrevi a coluna sobre os cosplayers fiquei com os emos na cabeça… Eles são os adolescentes mais montados sempre! Guardada as devidas proporções, os Fruits de São Paulo. Sem dúvida, muitos deles vão crescer olhando para a moda de outra maneira. Uma maneira menos preconceituosa e quadrada. Arrasou no comment Olivia!

  8. Sylvain 6 de setembro de 2007 às 12:39 pm #

    Faz tempo que o universo da música e do rock contribui pra moda…ainda bem que agora essa influência é assumidamente mainstraem. Que bom!

  9. eva melo 10 de outubro de 2007 às 9:23 pm #

    O que eu faço pela moda masculina? Bem, a equipe da revista paradoxo tenta atualizar de 15 em 15 dias a seção de estilo com uma pauta masculina. Nem sempre temos novidades, mas sempre damos atenção a esse público (que gosta de moda tb), que cresce cada dia mais.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coluna de segunda no BlogView « . ABOUT FASHION . - 3 de setembro de 2007

    […] O que você faz pela moda masculina?  Um monte de gente já me contou. Dá uma olhada lá no BlogView e me conta […]

  2. . ABOUT FASHION . » Blog Archive » O que você faz pela moda masculina? - 24 de julho de 2008

    […] publicado orignalmente no BlogView em 03 de setembro de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: