Fotografia + moda + arte

10 set

OLIVEROS DIZ: Estou pensando há algum tempo, escrever um texto sobre fotografia+arte+moda. Não vai ser hoje, porque estou aqui no Rio de Janeiro fechando 3 trabalhos simultaneamente para esta semana. Então, vou assumir um post

No ano passado, o fotógrafo Fabio Motta me pediu um texto crítico sobre seu trabalho, que resultou numa exposição e numa publicação: Artificial.

fabio.jpg

Síntese digital

Pensar sobre a fotografia digital parece um decreto de morte a película fotográfica. Dizem que a manipulação via Photoshop termina com a “verdade” da imagem. Desde quando a fotografia foi verdade? Ela sempre será uma possível representação do real. Lembrem que a película também tem seus processos químicos que alteram, na sua revelação, o instante “eternizado”.

O meio é um suporte, tanto faz se digital ou analógico, o que difere sempre é quem o utiliza. Se não for assim, qual livro é melhor, aquele escrito à caneta ou pelo computador?

Fabio Motta é um jovem fotógrafo que busca seu caminho na fotografia. Sua escolha pelo digital é de fato corajosa, não pela polêmica, mas pela síntese que realiza.

Impressiona sua busca por uma profundidade que não é própria do meio, presente nas suas fotos do centro de São Paulo, nas linhas de forças de uma perspectiva que nunca são chapadas. Porém, mais do que uma questão técnica, o que atrai o nosso olhar é o diálogo entre o meio e seus habitantes. Aí que está a força da sua poética.

Todas as personagens fotografadas não estão em seu estado natural, tem um caráter sobre-humano, tão próprio da sobrevivência na metrópole. Não é uma denúncia, nem um enaltecer de seres específicos. Dentro de uma determinada artificialidade há uma verdade comum a todos nós. Temos que nos distinguir para que não nos transformemos em autômatos, em rostos perdidos e tristes na multidão.

São momentos que poderiam ser repetidos ad infinitum, contrariando a máxima de Cartier Bresson do “instante único”. Mas não seria a repetição também uma possibilidade de se dizer mil palavras? Na arte isso é possível.

Anúncios

4 Respostas to “Fotografia + moda + arte”

  1. Glauco Sabino 10 de setembro de 2007 às 1:51 am #

    Eu acho que, pelo menos pra mim, essa questão de analógico vs. digital já está superada. O digital oferece inúmeras vantagens, ok. Mas, tem profissionais que não abrem mão do romantismo da película. E cada um vive feliz na sua…rs. Não conheço o trabalho do Fabio Motta, mas a sua descrição, Oliveros, me despertou grande interesse… Vou pesquisar!

    Não sei o que é pior, ficar em SP ou trabalhar tanto assim no Rio, sem poder curtir uma praia com o sol de rachar que tem feito nos últimos dias…rs

  2. Vinicius 14 de outubro de 2007 às 6:08 pm #

    olha só… estou desenvolvendo um projeto para mestrado em cultura visual,.. e quero fazer um link entre a minha produção e a linha de pesquisa que vou desenvolver, que ainda nao sei bem qual é .. rs.. preciso de suporte.. preciso de pontos de vista… enfim…
    quero sua opiniao… fotografia+arte+moda..
    é exatamente esse o meu tema…
    é sobre isso que quero falar
    é com fotografia, moda e arte que quero lidar..
    bom.. se puder..
    me da´ um toque..
    abraço
    alguns trabalhos meus..
    http://www.flickr.com/photos/vinicius_moreira
    ou manda mail
    viniciusfotografo@hotmail.com
    Vi…

  3. mottaphoto 2 de agosto de 2009 às 6:12 pm #

    riiii… nem sabia desse post, amei
    !!
    dei um google!! tudo..
    tks querido, sempre!!
    beijos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Coluna de domingo no Blog View « Fora de Moda - 10 de setembro de 2007

    […] Vai lá!!!!  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: