Same tent different circus

11 set

091107_14a.jpgLUIGI: Sim, estou atrasado! Mas vamos lá, rapidinho para não ficar sem coluna. Não me lembro se foi antes, durante ou depois do SPFW, mas já chegamos a discurtir a real importância de se desfilar dentro de uma semana de moda. Quando falo semana de moda, não estou em referindo à semana em termos de dias, mas sim à um evento como a SPFW ou a Mercedez Bens Fashion Week, no caso de NY agora. Ambos organizados por empresas com fins lucrativos, com patrocinadores, apoio e tudo mais.

Enfim, saiu hoje uma matéria no jornal WWD, sobre o tema. Para quem não sabe, a semana de NY conta com 263, sendo que apenas 57 deles acontecem nas tendas do Bryant Park, com todas as facilidades que a IMG – empresa que organiza a Mercedez Bens Fashion Week – proporciona: concentração de público, locação, infra-estrutura… Sem contar que para compradores e imprensa é mais fácil ter todos os desfiles concentrados num só lugar do que espalhados pela cidade.

Os outros 206 desfiles acontecem por conta dos próprios estilistas ou marca, em locações distintas, com tudo, absolutamente, tudo por conta da grife. Não que não haja patrocínios e apoios, mas no fim quem acaba carregando tudo é a própria marca.

Aqui no Brasil, são poucos os estilistas e marcas que se aventuram fora de eventos de moda, como SPFW, Fashion Rio e Casa de Criadores, por exemplo. E mais raro ainda é quando tais grifes apresentam suas coleções no mesmo período em que uma semana de moda. Posso estar enganado, mas acho que o desfile da Raia de Goeye, foi o primeiro que aconteceu simultaneamente ao SPFW, sem participar do line-up oficial. Fora isso, tivemos o desfile do Moshe recentemente, e também Cris Barros, por exemplo.

Enfim, o mais interessante da matéria é o fato de que muitos estilistas deixaram as tendas do Bryatn Park por achar que o evento perdeu o foco. Ao invés de ter como objetivo principal incentivar a indústria da moda, e sim aumentar os lucros e criar uma verdadeiro show, com o maior número de pessoas possíveis – sabia que dá para comprar ingressos para os desfile por U$900,00?

“Se estivéssemos apresentando na temporada, eu concordaria com o circo, mas agora nós estamos apresentando para a impressa”, disse Donna Karan para o WWD. “Eu acho que devia existir um jeito mais sério de se olhara para isso (as semanas de moda), que não é só sobre a semana de moda. Eu prefiro falar de moda nas lojas, e a mesma energia (de festa e show) deveria ser utilizada quando as roupas chegarem nas lojas. Até onde eu sei, devemos explodir no começo de cada estação, mas no pré-lançamento (nas semanas de moda) devia-se fazer de modo mais calmo”.

A estilista, que há tempos desistiu das tendas do Bryan Park, ainda reclama das celebridades nos desfiles. Para Donna Karan, os desfiles deviam ser algo restrito à imprensa, compradores e outros membros da indústria. As celebridades, consumidores ficam para as festas de lançamento, quando as coleções chegam às lojas.

E acho que ela tem bem razão. A gente já cansou de ouvir que os desfiles e semanas de moda por aqui, acabam sendo mais uma festa, cheio de celebridades e clientes, do que algo mais voltado para a moda mesmo. Tudo para chamar atenção da mídia, de um público cada vez maior, mas para incentivar e levar a moda para frente, o que se faz?

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7 Respostas to “Same tent different circus”

  1. dusinfernus 12 de setembro de 2007 às 1:12 am #

    preguiça de NY! aloka

  2. Edge 15 de setembro de 2007 às 6:50 pm #

    Luigi,
    Lendo o seu artigo enxergo várias questões.
    A última frase do seu artigo me chamou a atenção.
    Será que existe o interesse forte de incentivar e levar a moda para frente?
    Só sei o seguinte, patrocínio por exemplo é só quando é para evento grande, e mais… se der um bom retorno de mídia e público, senão nada feito (dane-se o interesse de levar a moda para frente). Fico puto, mas é real.
    Tive uma esperiencia traumática com isso… mas tudo bem… nem tudo é uma maravilha… só quero trabalhar para evoluir e, de laguma forma, levar a moda para frente… Se D´us quiser.

  3. betagermano 16 de setembro de 2007 às 1:43 am #

    Bom…quanto aos desfiles paralelos acredito que existe uma grande vatagem em apresentá-los nos mesmo dias das semanas de moda pois é possivel “aproveitar” toda imprensa e comptradores do país que já estão na cidade para o evento oficial. O problema é que isso tem que ser super bem progamado para não ter que “dividir” a atenção com uma marca maior! Se não me engano foi o que aconteceu com o projeto Moda Fusion – acabaram competindo com Giselle na Colcci! Chato,ne? A imprensa fica dividida.

    Quanto ao show das passarelas, concordo isso está cada vez mais exagerado…muitas marcas só fazem um show para apresentar conceito e nenha das pessas da passarela vai para a loja. Eu até acho super agradavel ver esse tipo de desfile, mas para que? O evento acaba se tornando em um lugar para “ver e ser visto”… Tive a experiencia de ver desfiles em londres…eles mostam a roupa e pronto.(Quase)Todas as pessoas parecem estar ali pra trabalhar e não para a boa e velha função de “dar pinta”. BORING.E o Senhor Paulo Borges também me vem com papinho de vender ingresso…no way. Sou a favor das pessoas que levam aquilo tudo a sério. Quer se divertir? Vai ao cinema! Inclusive, lá é o lugar mais apropriado para ver as celebridades e não na fila A de um desfile qualquer.

    Falta de respeito total quando o Ronaldinho foi ver a namorada do momento desfilando e levantou antes para não criar confusão. Os fotógrafos simplesmente levantaram e foram atrás dele antes da apresentação da coleção terminar…bem chato!

  4. betagermano 16 de setembro de 2007 às 1:45 am #

    opsops – peças!

  5. betagermano 16 de setembro de 2007 às 1:46 am #

    Bom…quanto aos desfiles paralelos acredito que existe uma grande vatagem em apresentá-los nos mesmo dias das semanas de moda pois é possivel “aproveitar” toda imprensa e comptradores do país que já estão na cidade para o evento oficial. O problema é que isso tem que ser super bem progamado para não ter que “dividir” a atenção com uma marca maior! Se não me engano foi o que aconteceu com o projeto Moda Fusion – acabaram competindo com Giselle na Colcci! Chato,ne? A imprensa fica dividida.

    Quanto ao show das passarelas, concordo isso está cada vez mais exagerado…muitas marcas só fazem um show para apresentar conceito e nenha das peças da passarela vai para a loja. Eu até acho super agradavel ver esse tipo de desfile, mas para que? O evento acaba se tornando em um lugar para “ver e ser visto”… Tive a experiencia de ver desfiles em londres…eles mostam a roupa e pronto.(Quase)Todas as pessoas parecem estar ali pra trabalhar e não para a boa e velha função de “dar pinta”. BORING.E o Senhor Paulo Borges também me vem com papinho de vender ingresso…no way. Sou a favor das pessoas que levam aquilo tudo a sério. Quer se divertir? Vai ao cinema! Inclusive, lá é o lugar mais apropriado para ver as celebridades e não na fila A de um desfile qualquer.

    Falta de respeito total quando o Ronaldinho foi ver a namorada do momento desfilando e levantou antes para não criar confusão. Os fotógrafos simplesmente levantaram e foram atrás dele antes da apresentação da coleção terminar…bem chato!

  6. Glauco Sabino 4 de outubro de 2007 às 4:20 am #

    Nossa, meu TCC deu um gap na minha vida… Fazia séculos que não passava aqui no BlogView! hehehe… Honey, tenho só uma consideraçãozinha a fazer sobre essa coluna: quem trabalha com moda sempre acaba reclamando do excesso de celebridades, de oba oba, de festa durante os desfiles. Mas, acho que isso faz parte do funcionamento da coisa, né??? Como tudo nessa vida, acho que só é necessário bom senso das marcas na hora de convidar essas celebrities…

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