Marc Jacobs: é feio mas tá na moda (very now)

16 set

OLIVEROS DIZ: Já sei, todo mundo já falou do desfile de Marc Jacobs. Todo mundo fashion já está em Londres. Mas só agora eu vi o desfile, li o que todo mundo escreveu e resolvi colocar algumas questões sobre a polêmica do desfile mais feio dos últimos tempos.

marc-detalhe-principal.jpg

Jacobs: combinação de cores + sunga aplicada = ugly (Don Ashby e Olivier Claisse/Style.com)

Na semana que passou, Maria Prata e Luigi Torres levantaram a lebre de como foi difícil entender (e gostar) da coleção desfilada no dia 10/09, véspera do aniversário do 11 de setembro, como muito bem lembrou Vitor Angelo, em 11 de setembro e Marc Jacobs. Suzy Menkes odiou o freak show, Cathy Horin e Alcino Leite acharam interssante o new sexy do estilista.

marc-daiane-conterato.jpg

A neo-feia darling da moda: Daiane Conterato no desfile de Jacobs (Marcio Madeira/Style.com)

Ou seja, estar no centro da discussão, no meio de 100 desfiles em NY, quer dizer estar no olho do furacão do mercado fashion. Como sabemos, se Milão dita tendências que vão ser copiadas depois e Paris concentra todos os desejos conscientes e inconscientes que o mundo vai querer depois, NY consegui ser a cara dos Estados Unidos: comprar, comprar, comprar. Talvez isso explique, o porquê de ser uma semana tão boring.

marc-florido.jpg

Não é só de flores que vive o mundo da moda (Marcio Madeira/Style.com)

Sobre o desfile, sim é medonho, as roupas são horríveis. Porém, no meio do gostei-não-gostei, vamos tentar ir um pouco além. A grande dificuldade é encaixar este desfile naquilo que conhecemos. Não é a feiura a la Prada. Não é o deboche-lingerie de Gaultier, Westwood ou Galliano. Não tem a dramaticidade quase-quase bizarra de Viktor&Rolf.

marc-prada.jpg

Feiúra a la Prada? (Marcio Madeira/Style.com)

O desfile de Jacobs está no limbo da catalogação-fashion. É feio, “mal-feito” e não faz bem para os olhos. Sabe a transparênica clean de Francisco Costa? O batido casaco Chanel? O bordel chic? Tudo está ali e não está. É como se tudo fosse visto com uma lente de aumento feita de vidro grosseiro.

marc-chanel.jpg

Tudo ao mesmo tempo: Chanel, Calvin Klein, Gaultier (Marcio Madeira/Style.com)

Marc Jacobs mostra um mundo feio, um mundo que a moda não quer ver. Vulgar. O desfile é de trás para frente, o que está embaixo vai para cima, o que era para ser bonito é o mais feio de tudo. Na sua crítica mordaz contra o mundo do red carpet, das celebridades vazias, da própria imagem na moda, Jacobs poderia ter dado um tiro no seu próprio pé. Mas não, sabe por quê?

marc.jpg

Victoria Beckham, Beyonce ou Britney? Quem vai encarar? (Marcio Madeira/Style.com)

A busca desenfreada pelo belo, o escapismo tão vigente dos últimos anos, são redomas protetoras contra um mundo que é mais de 70% feio. Para cada coisa bela, há milhões de horrores. Nosso olhos foram adestrados para serem cada vez mais míopes, com camadas e camadas de efeito blur, bem photoshop. que encobrem e desfocam o real.

Não é todo dia que o mundo da moda se vê despida de todos os seus deliciosos artifícios. O desfile é indigesto? Muito. E ainda assim, muito significativo. Ele conseguiu a imagem mais atual da temporada. Veio do avesso do avesso do avesso em todos os sentidos.

marc-tudo.jpg

Quer apostar que a micro blusa ou a saia com fenda não vende? (Marcio Madeira/Style.com)

Vai vender? Vai. Todo mundo sabe que passarela é conceito que serve mais para vender bolsas e perfumes. Ele lançou o dele, Daisy (reparou como as flores aparecem no desfile?). As mulheres sempre querem uma bolsa dele. O resto vai bem editado para as lojas.

Consumidora final não lê crítica de desfile e para o bem ou para o mal, ele foi o talk of town da temporada de NY. Precisa mais?

marc-microbolsa.jpg

Quantas microbolsas com sapinho (símbolo de sorte) a freguesa vai levar? (Don Ashby e Olivier Claisse/Style.com)

Anúncios

10 Respostas to “Marc Jacobs: é feio mas tá na moda (very now)”

  1. andre 16 de setembro de 2007 às 12:31 pm #

    como valorizo sua capacidade de explicar o obvio sem ser simplista… e foi feio sim, mas o mérito de explorar essa feiura até o fim e de joga-la na cara dos expectadores é todo dele, excelente criador de moda (nao seria um grande deboche?)
    o que me impressiona em torno da discussao em torno do desfile do monsier jacobs é a permissao que insistem em pedir para assumir que nao gostaram e assim critica-lo com argumentaçoes bem fundamentadas(o que nao é o seu caso). nao seria este um sinal de que nada de novo rolou na temporada de nova iorque e que o que mais chamou atençao e, consequentemente, vai vender horrores foi o ftal reak show? la mode, la mode, la mode!

  2. Luciene 16 de setembro de 2007 às 12:45 pm #

    Ge-ni-al, Oliveros! Valeu a pena esperar para ler a melhor crítica sobre o desfile de Jacobs dessa temporada. Obrigada, lançou muita luz e mais assunto para discussões polêmicas…

  3. Edge 16 de setembro de 2007 às 2:04 pm #

    Acho ainda que esta nossa dificuldade de interpretar é por conta da nossa fixação com o belo.
    Por exemplo, vc lembra da Daiane Conterato no início da carreira? Não foi muito aclamada, pelo público… lembro-me até que ela participou de um casting da minha marca para a Casa de Criadores… eu e meu sócio achamos ela maravilhosa, mas não tinha a ver com o conceito que estavamos trabalhando… na mesma edição, nos eventos brasieliros, ela participou de dois desfiles…. foi só ir para fora do país que ela se destacou.
    A lente que a chamou para as passarelas foi internacional e nós não conseguimos enxergar o talento da menina.
    Aí penso… é difícil mas quando nós vemos algo que nos soa estranho, o melhor é analisá-lo sob vários angulos… porque podemos dizer se há efeito ou não. Se é feio ou não, é outra história…

  4. Julio Aguiar 17 de setembro de 2007 às 2:44 am #

    Você tem toda razão, bela analise.

  5. Samuel Mendes Vieira 18 de setembro de 2007 às 5:18 pm #

    Sem emias palavras MARAVILHOSA conclusão, será que Suzy Menkes não viu por essa ótica?? Bom deixa pra lá!!! Apesar dá imagem feia do desfile, gostei da leitura que ele fez da moda nesse momento, a começar pela campanha com Juergen Teller, um máximo!!! Beijos Oliveiros!!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marc Jacobs é o tema do BlogView « fora de moda - 16 de setembro de 2007

    […] Marc Jacobs é o tema do BlogView Humm, tá virando praxe! Abandono mais uma vez as relações entre Arte e Moda para comentar o desfile mais feio, mais polêmico e mais importante da temporada em Marc Jacobs: é feio mas está na moda (very now) […]

  2. Oficina de Estilo » Blog Archive » o desfile esquisito do marc jacobs - 18 de setembro de 2007

    […] Oliveros escreveu sobre (tem que ler!) e lembrou que a gente que é consumidora final pouco liga pra desfiles ou críticas de desfiles, […]

  3. PENSE MODA 3 :: Hugo Scott conquista platéia no terceiro dia « fora de moda - 7 de novembro de 2007

    […] me contive e perguntei para ele como trabalhar a feiúra, sobre a qual escrevi um artigo para o BlogView, comercialmente do último desfile de Marc Jacobs. Ele disse que tiveram vários […]

  4. Oficina de Estilo » Blog Archive » coordenação de cores e estampas em ugly betty - 3 de dezembro de 2007

    […] carinho pelo que ela escolhe usar (!!!). Que no meio do povo da moda, mesmo em época de feios e esquisitos, todo mundo “lê” as aparências mesmo, todo mundo tá de olho no que se veste e no que […]

  5. Balanço 2007: fatos que marcaram a moda « fora de moda - 19 de dezembro de 2007

    […] Estados Unidos, quanto aqui, e Marc Jacobs (para mim, a grande personalidade fashion do ano) fez o desfile mais feio da temporada e nem por isso deixou de ser notícia. Sem contar as modelos Carol Pantoliano e Daiane Conterato […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: