MODA E PROSTITUIÇÃO

21 set

VITOR DIZ: Não é de hoje que os signos moda e prostituição se misturam, se embolam e se confundem.

A começar com o grande preconceito com as modelos até bem pouco tempo atrás e sua fama de prostitutas.

Mas não podemos esquecer que Gabrielle “Coco” Chanel (1883-1971) que revolucionou a moda foi cortesã, nome dado às prostitutas que circulavam nas altas rodas da sociedade.

Quem me lembrou desse fato foi a mentora da Daspu, Gabriela Leite em uma entrevista sobre o primeiro desfile da marca que causou comoção nos fashionistas ao ser lançada no Rio, em plena praça Tiradentes, ponto tradicional da profissão mais antiga do mundo.

A marca Daspu surgiu da Ong Davida voltada para os direitos das prostitutas. No começo, investiu em camisetas espirituosas que tinham as próprias garotas de “vida fácil” como modelos. E hoje diversificam um pouco mais os produtos, oferecendo moda masculina também.

Glauco e as meninas da Oficina de Estilo já escreveram aqui no Blogview sobre o estilo da Bebel, a garota de programa interpretada por Camila Pitanga na novela das 8, “Paraíso Tropical” e sua grande influência nas mulheres da vida real. Ua situação paradoxal, é engraçado pensar que muitas mulheres que condenam a prostituição hoje estão copiando o estilo de uma puta!

E na vida real, bem sabemos, e o livro da ex-prostituta Bruna Surfistinha confirma, que muitas meninas de classe média fazem programas, assim como em inúmeros clubes noturnos hoje já não se identifica quem é a patricinha e quem é a prostituta, tamanha é a identificação de estilo: o top, o jeans, o cabelão são os mesmos!

Por fim, Hollywood que sempre foi um terreno fértil para a libertinagem, desde que não imprimida em uma película, iniciou no começo do milênio um tipo de festa que também chegou ao Brasil.: A “Pimp’n Ho”!

O termo é a abreviação para Pimp (cafetâo) com Hookers (prostitutas) e as celebridades se “fantasiam” desses personagens para entrar na festa. Esse é o dresscode.

O abuso das peles, pelúcia, casacões 7/8, ternos, chapéus fedora e um pouco de bling bling fazem parte desse novo modismo entre os membros da alta sociedade californiana e agora aqui no Brasil.

Marcos Mion foi um dos primeiros a trazer  a festa Pimp’n Ho ao Brasil e difundir o estilo

São inúmeras as variações, mas o que mais chama atenção é a vontade de encarnar uma prostituta. Como se essa personagem sempre marginalizada conhecesse algum segredo de sedução, um dos pilares da moda, que os meros mortais ainda não saibam. Ou será que no fundo o ato da sedução estaria tão intrinsecamente ligado á prostituição?

Anúncios

5 Respostas to “MODA E PROSTITUIÇÃO”

  1. Luigi 21 de setembro de 2007 às 4:45 pm #

    Adorei o post!!! Tem até um quê bafônico…Acho que no fundo, no fundo todo mundo tem um desejo de prostituição reprimido. Não é à toa que toda festa à fantasia sempre tem várias “putas” e “cafetões”. Acho que tem bem a ver com aquele falso moralismo que o Olivero mencionou no post dele sobre a censura à campanha do Alexandre, né?

  2. leticia toniazzo 22 de setembro de 2007 às 1:39 pm #

    eu acho que, no fim das contas, it’s all about sex. única e exclusivamente.

  3. betagermano 23 de setembro de 2007 às 7:17 pm #

    Entendo perfeitamente o sucesso nacional de Bebel:

    1) A atuação:Temos que admitir que Camila está muito bem no papel – uma vilã tão carismática não é papel para qualquer uma.

    2)O figurino: Se você parar para pensar nenhuma personagem fina e elegante (do tipo que fale baixo, use cores neutras e já morou em Paris) faz sucesso e vira moda no Brasil. Os camelôs são mestres identificar logo a moça mais extravagante e vender o que mais marca do figurino!

    3) O Brasil: Por mais que isso seja chato, nosso país tem uma especial tradição de culto ao corpo. Uma moda que mostra tudo (“tudo em cima”, no caso de Camila) obviamente “pega”.

    4)A indústria : Já faz um tempinho que a indústria do cinema percebeu o valor do sexo nas telonas. Como já dizia Cecil B. De Mille ( grande diretor da Paramount): Um filme de sucesso é feito de set , sex and costume. A telinha não fica atrás, ne?

    Anyway…minha putinha preferia é Jodie Foster em Taxi Drive. Super Cool.

  4. Glauco Sabino 4 de outubro de 2007 às 4:45 am #

    Preguiça ultra-mega-blaster do Marcos Mion! Acho ele uó… Mas adorei a dica do site de roupas para Pimps…..hehehehe. Vou dar a dica no Descolex. :-)))

Trackbacks/Pingbacks

  1. DUS*****INFERNUS FAZ UMA PUTA COLUNA NO BLOGVIEW « dus*****infernus - 21 de setembro de 2007

    […] Garotas de programa, prostituição, festa e moda na coluna dus*****infernus lá no Blogview. Vai lá! É de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: