abrindo espaço físico e mental no guarda-roupa

9 out

OFICINA DE ESTILO DIZ: Quase todo mundo tem mais coisas no guarda-roupa do que precisa, especialmente mais do que efetivamente se usa. E a gente sabe da dificuldade que é se vestir com os 20% usáveis de um guarda-roupa quando os outros 80% inúteis e encostados teimam em atrapalhar a esolha e a coordenação do look du jour. E se a gente já está em campanha pra todo mundo comprar menos e melhor, agora entramos em campanha também em favor de todo mundo abir espaço nos armários pra se enxergar melhores oportunidades.

espacofisicoemental.jpg

OFICINA DIZ: Dá pra comparar a nossa relação com as roupas que precisam sair dos nossos armários com mil outras coisas que precisam sair das nossas vidas. Por identificação a comparação aqui vai ser feita com relacionamentos – mal-sucedidos, como os que temos com as roupas que só ocupam espaço sem ser usadas na vida real. Que a gente sabe que se alguém diz que ama mas está emocionalmente indisponível, então esse amor não vale, não é amor de verdade. Com roupa é a mesma coisa: a função da roupa é cobrir, transmitir uma mensagem (escolhida por quem usa, de acordo com estilo pessoal e estilo de vida e atividades e tals) e deixar quem usa mais bonito e seguro. Se a roupa não tem como cumprir alguma dessas ‘promessas’, ela não deve estar no guarda-roupa. Vestidinhos mais que lindos existem aos montes em mil lojas em volta da gente, mas a gente tem que deixá-los entrar nas nossas vidas/nos nossos armários pra que eles nos façam felizes. Esse é o espaço que precisa ser aberto, disponibilizado.

OFICINA DIZ: A parte boa é que quando a gente trata da relação com as roupas tudo tem como funcionar super mais fácil do que com relacionamentos: se a gente sabe exatamente o que esperar de uma determinada peça de roupa, só de olhar (com um olhar bem crítico e sem misericórdia!) já se sabe se essa peça deve ou não permanecer nos nossos armários (e nas nossas vidas). Se está manchada permanentemente, se rasgou ou puxou fio, se foi comprada só porque estava em liquidação, se tem bolinhas ou desgastes (de uso mesmo) que não saem mais, se não serve mais, se não é usada há mais de seis meses (isso super vale, juro!) ou se simplesmente não cai bem, então essa peça deve ir embora. Às vezes as razões pelas quais uma peça deve ser tirada (definitivamente) dos nossos guarda-roupas vêm acompanhadas de motivos subjetivos – e tem que se prestar atenção nisso: mudanças de peso, de silhueta, de trabalho, de cidade e mesmo de vida (casamento, filhos, etc). E uma boa limpeza no guarda-roupa pode aliviar pesos da vida real, não pode?

joganomato.jpg

OFICINA DIZ: Quando a gente consegue abrir espaço físico no guarda-roupa, automaticamente se abre espaço mental pra organizar necessidades e prioridades e assim comprar melhor, de um jeito mais “certeiro”. E saber a hora de parar/de deixar aquela peça seguir o caminho dela (pro lixo) é fundamental. A gente só enxerga novas possibilidades, outros caminhos, novas coordenações e looks diferentes (perspectivas diferentes) quando deixa pra trás o que é velho e não acrescenta mais nada de bom – acrescentar só volume ou quantidade não adianta. “Um bom encontro é de dois”, e mesmo que a gente ame muito uma roupa, mesmo que ela seja quase essencial pra manter a gente viva, ela tem que viver com a gente o dia-a-dia, fazer valer a presença dela por perto. Senão só atrapalha. Não é?!??

A gente respondeu ao meme proposto pelo Oliveros lá no Oficina, e o meme-em-dobro rendeu não cinco mas DEZ livros que a gente adora! =)

Anúncios

13 Respostas to “abrindo espaço físico e mental no guarda-roupa”

  1. sonia 9 de outubro de 2007 às 10:39 am #

    Concordo que é mais fácil se livrar de roupa do que de gente. E coração de mulher é fá cil de se enganar. “Boa sorte”.

  2. Fabio 9 de outubro de 2007 às 10:44 am #

    Relação de moda com roupa com humor sempre aparece aqui. Muito bem escrito o texto. A música da Vanessa da Mata no outro texto tem tudo a ver.

  3. XUXU 9 de outubro de 2007 às 10:51 am #

    o guardaroupa da boneca eh a foto mais fofa! eu queria que o meu fosse organizado assim…

  4. Juliana-ES 9 de outubro de 2007 às 10:54 am #

    FE! Que lindo seu texto! Vou entrar sempre pode deixar! E vou pedir ajuda da amiga consultora pra fazer uma limpeza no meu gurada-roupa, depois de casar muda tudo!!!!

  5. r.filgueira 9 de outubro de 2007 às 11:09 am #

    é curiosa a montanha de mulheres que desesperadamente procuram ao fds mais um trapo made in china acumulando roupa e mais roupa sem sentido.

  6. Bia 9 de outubro de 2007 às 12:43 pm #

    campanha então´p tira da nossa vida e do nosso guarda roupa tdo uq, na verdade, á não az parte da gente ha um tempo…
    eh dificil sim!!!
    a gente se paega msm as coisas…e pessoas…
    mas se a gente nao der uma organizada, nada d novo vai ter espaço p entra neh?!!!!!!!!!!!

    ameei mtuu o post d hj!!!
    mtuuuuu msm!!!!

    ;***********

  7. Laura 9 de outubro de 2007 às 12:57 pm #

    Meninas adorei o post!!! Uma dúvida bestinha: eu queria jogar tudo fora lá em casa. Vocês conhecem algum brechó, ou lugar que pague bem ou menos pior, já que perdi que o sacolão. beijos

  8. Oficina de Estilo 9 de outubro de 2007 às 2:14 pm #

    tem um brechó em moema pra onde a gente já levou coisas, tempos atrás (tempos meeesmo): chama breshop e o telefone é 5543 6555. e tem sempre o exército da salvação pra se livrar de tudo rapidinho, eles buscam em casa com hora marcada e tudo (sempre chamo!): 5562 2285. arrasa! =)

  9. Ale Carvalho -Lain 9 de outubro de 2007 às 3:30 pm #

    hehehe… achei superengraçado! Um post de auto-ajuda para mulheres com roupas de mais .. (mulheres que amam demais..) 🙂

  10. Cleu 12 de outubro de 2007 às 8:27 pm #

    Adorei o texto; estou lendo pela segunda vez. Na primeira fechei o pc e fui direto para a faxina (a do guarda-roupa, pois a dos relacionamentos eu já comecei há uns 6 meses). Alívio!

  11. mara moraes 13 de outubro de 2007 às 7:02 pm #

    fiz isso bem recentemente, julho/ago – por motivo de insegurança, coloquei minha casa, enorme,a venda; enqto isso, aluguei um apzinho charmoso, pra levar apenas o que vai pro meu ap. vendi móveis, dei outros, e distribui roupas, sapatos e trocentas bolsas e outras coisas. me fez tão bem!!! livros e partituras, dei pra quem vai fazer uso delas !!! tô levinha & muito mais feliz !!! adorei o site !!!

  12. jercia regina silva ferro 1 de abril de 2009 às 8:42 am #

    o guardaroupa da boneca eh a foto mais fofa! eu queria que o meu fosse organizado assim…

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Estilo » Blog Archive » links de fim de semana - 13 de outubro de 2007

    […] daqui do blog mesmo, “revirando arquivos”: pra completar o post do BlogView que incentiva todo mundo a fazer limpeza no guarda-roupa e tirar o que não serve mais (em qualquer sentido), a gente já falou aqui de manutenção de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: