celebridades e desfiles (quermesses fashion)

16 out

OFICINA DE ESTILO DIZ: A gente conversa há tempos sobre a quantidade de celebridades inseridas em contextos de moda (seja em editoriais, em capas ou em campanhas) e da sua influência pra criar desejos e gerar vendas. Celebridades (aparentemente!) geram maior identificação por carregarem personalidade e estilo de vida junto com a imagem – o consumidor final “enxerga” a roupa com mais facilidade num contexto de vida real e não precisa decodificar signos e símbolos presentes em imagens-conceito. Mas a quantidade de celebridades em semanas de moda, em primeiras filas e mesmo nas passarelas nessa última temporada geraram tanto notícia quanto as coleções em si, e a gente vê vantagens nisso (de um jeito).

OFICINA DIZ: Mario Mendes diz que existe uma foto da década de 50 em que se vê a Marlene Dietrich num desfile da Dior, “sentada espremida entre vários mortais na escadaria da maison”. As pessoas não estavam lá necessariamente pra ver a atriz – estavam lá pra ver mais uma coleção do costureiro francês, uma celebridade internacional, atraindo a atenção de todos, inclusive da Marlene em si. “É evidente que ter uma estrela vestindo suas criações sempre foi a melhor propaganda para qualquer costureiro, mas elas não eram a única razão que determinava seu sucesso. Quem inventou a primeira fila tal qual a conhecemos e a invasão das celbridades nos desfiles foi Gianni Versace, no início dos anos 1990 – e o fenômeno das supermodels veio no pacote.”

OFICINA DIZ: A gente vê muitas celebrities durante o SPFW e o Fashion Rio, mas a gente vê mais ainda nessas semanas de moda regionais, fora do eixo RJ-SP. Especialmente nessas “semanas fashion week de moda” as celebridades não só dão pinta nas primeiras filas, mas também trabalham como modelas, fazendo passarela e tudo. Mas esse tipo de celebridade acrescenta alguma coisa? Não seria super fácil a gente se identificar com celebridades que vivem mais perto da gente, frequentam os mesmo lugares e se vestem com marcas mil vezes mais acessíveis que as ‘importadas’? A gente PRECISA ter uma celebridades mais dignas; ou as stylists dessas celebrities têm que aprender a se destacar na elaboração de looks de vida real tanto quanto as figurinistas que as vestem na ficção. Que o Style fez, nessa temporada, fotos dos looks das passarelas e também dos looks da primeira fila – inspiração pra todo mundo, mais democrática e mais rápida: a gente vê/estuda o que ainda vai se usar e o que já está se usando, tudo ao mesmo tempo.

OFICINA DIZ: MM ainda completa seu pensamento dizendo que (a onda de) “misturar famosos com moda aumentou e tem sido explorada até a última gota porque, na nossa atual cultura tablóide, a moda virou ‘arroz com feijão'”. A gente concorda que todo mundo tem muito mais acesso à informação de moda (muito por causa da internerd, até) e que o assunto está disponível em várias dimensões, exposto das mais diversas maneiras. Por isso uma campanha por celebridades mais interessantes faz muito sentido (pra gente!): uma vez que desejo de moda nasce/cresce por identificação e estamos nessa ‘cultura tablóide’, não tem como dissociar celebridades e moda. E se a gente tem informação ilustrada propriamente, com imagens que fazem suspirar e inspiram (porque não?), fica mais fácil de assimilar e reproduzir na vida real. Não é?!??

MAIS DE CELEBRIDADES E MODA:
modelos assumindo o papel de celebridades em Mudança de Atitude
diferenças dos desejos despertados por celebrities e modelas em Celebridades x Modelos
reflexões sobre imagens de papparazzi e imagens editoriais em Moda e Celebridades
celebrities, público e objetivos das semanas de moda regionais em Moda Fora do Eixo
historinhas pessoais bem tipo ‘cada um tem os ícones que merece’ em Moda, Ícones e Exclusividade

Anúncios

8 Respostas to “celebridades e desfiles (quermesses fashion)”

  1. JANAÍNA 16 de outubro de 2007 às 9:33 am #

    JA QUE A GENTE É OBRIGADO A CONVIVER COM ESSE MONTE DE GENTE FAMOSA, QUE SEJAM INSPIRAÇÃO PELO MENOS, CONCORDO COM VOC~ES DUAS.

    ENQUANTO ISSO, QUE VENHA A VOGUE PARIS DA CHARLOTTE GAINSBOURG!

  2. vivi 16 de outubro de 2007 às 10:09 am #

    tudo de bom os videos do panico. eles sao muito engracados e so tinha celebridades de quinta nesse fashion rio hein.

  3. vivi 16 de outubro de 2007 às 10:10 am #

    muito engracados os videos do panico. so tinha celebridade de quinta nesse fashion rio hein.

  4. Bia 16 de outubro de 2007 às 10:18 am #

    Bom de fato as celebridades meio que “humanizam” o que vemos nas passarelas….tornando essas coisas um pouco mais acessíveis p gente!
    Clarooo que conta muito também a questão delas venderem um estilo de vida, que sim, é invejado por pessoas comuns.
    O problema, por aqui, são as celebridades que temos!!
    E isso é de fato um hiper problema!!!!

    Ó….ameei o post
    boa semanaaaa

    ;***************8

  5. Paula Motta 16 de outubro de 2007 às 10:25 am #

    se é pra educar, então o que importa é só a roupa, e mostrar roupa somente é a função das modelos (ou eu entendi errado). se é pra ensinar a usar as roupas das marcas que fazem desfiles e montar looks com elas, então pouco importa a personalidade de quem veste. mesmo porque nenhuma artista tem personalidade assim tão interessante. eu acho que o interesse é na roupa, e não em quem carrega.

  6. Carla 16 de outubro de 2007 às 1:32 pm #

    Faltou o link daquele texto da Thais Losso que ela relaciona o desfile Gucci com as bad girls de Hollywood!

  7. Joyce 16 de outubro de 2007 às 3:41 pm #

    Adorei o post, parabéns meninas por falarem de coisas que ninguém fala, sem medo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Estilo » Blog Archive » no blogview: celebridades e desfiles (quermesses fashion) - 16 de outubro de 2007

    […] é um pedacinho da nossa coluna de terça-feira no BlogView: a gente não cansa de querer admirar gente mais de perto! Tudo bem, a gente adora a Lindsay Lohan, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: