Meme: 5 livros Descolex

16 out

GLAUCO DIZ: Semana passada o Oliveiros convidou o pessoal aqui do BlogView para um meme literário. Mesmo com certo atraso, posto a minha lista. O duro foi estabelecer um critério de seleção… Comecei a rabiscar no papel todos os livros que acho legal (vários deles já citados nos outros memes) e quando fui ver tava com uma lista enorme. Abandonei todos os critérios e acabei escolhendo esses cinco simplesmente com o coração…rs:

hiroshima2.jpg

Hiroshima, de John Hersey. Um dos clássicos do jornalismo literário, o livro conta sobre a bomba atômica que devastou a cidade japonesa em 1945. O mais interessante da obra é que ela dá uma visão mais humana à tragédia, optando por tratar da história de seis sobreviventes um ano após a explosão. Publicado pela revista The New Yorker, a reportagem ganhou um prêmio Pulitzer e é citado como exemplo de jornalismo bem feito. Edições modernas do livro contém um quinto capítulo final, escrito quarenta anos após o artigo original. Nele, Hersey retorna para o Japão para descobrir o que aconteceu ao longo dos anos com as seis pessoas que ele entrevistou. Meu sonho, um dia, é escrever uma reportagem tão boa quanto essa…rs.

hiroshima2-1.jpg

Babado Forte, de Erika Palomino. Quando li o livro, fiquei com vontade de ter nascido alguns anos mais cedo… Só pra ter curtido as festas, as raves e o clubes da época. O livro não é nenhum clássico da literatura, óbvio. E nem de longe se pretende a isso. Mas, é um delicioso relato da cultura jovem urbana dos anos 90: os clãs e as tribos da noite, as grifes usadas, o nascimento e a morte dos clubs, a chegada do techno ao Brasil, a radiografia dos DJs, os primeiros discos de música eletrônica brasileira. Tudo numa edição dinâmica que alterna entrevistas (com Madonna, Kate Moss, Ru Paul…), datas e glossários de gírias da noite.

kafka.jpg

A Metamorfose, de Franz Kafka. O que me encanta nesse livro é o fato de o clímax da história vir logo de cara no primeiro capítulo, no comecinho. É uma estrutura de narração seca, difícil, que trata do absurdo (o personagem principal, Gregor, se transforma num inseto) de uma forma banal, comum. Além de sustentar horas e horas de papo sobre as inúmeras interpretações psicológicas, sociais e filosóficas, a obra me fez ver, pela primeira vez, que uma história não precisa seguir aquelas estruturinhas infernais que a gente aprende na escola.

A Mancha Roxa, de Plínio Marcos. Na verdade, qualquer peça dele eu acho bacana. Nascido em Santos, Plínio foi traduzido, publicado e encenado em francês, espanhol, inglês e alemão; estudado em teses de sociolingüística, semiologia, psicologia da religião, dramaturgia e filosofia, em universidades do Brasil e do exterior. Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura. A peça é apenas um exemplo de seu fascinante universo de marginalizados… Prostitutas, assaltantes, ladrões, homossexuais vivem às voltas com situações que muitas vezes não criaram, mas que se tornam, pouco a pouco, parte integrante de suas vidas. Enfim, me encanta esse “quê” underground dele.

3822840769.jpg

Fashion Now, de Terry Jones e Avril Mair. Trata-se de uma edição especial dos 25 da ediotra Taschen e conta com pequenos perfis dos 150 desginers mais importantes na opinião da revista i-D. É um super arquivo, tem imagens lindas e informações muito valiosas. Ainda não terminei de ler. Na verdade, acho que nunca vou terminar… Ele é bom mesmo pra consulta e pra se deliciar um pouco.

Anúncios

2 Respostas to “Meme: 5 livros Descolex”

  1. ingrid 18 de outubro de 2007 às 12:45 pm #

    sou a ingrid sua fã,fiz uma entrevista com vc na escola antenor serra de botucatu.gostaria de saber mais sobre vc. entre no site(famiano160@hotmail.com).beijos

  2. ingrid 18 de outubro de 2007 às 12:46 pm #

    sou sua fã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: