Meninas adultas

27 out

GLAUCO DIZ: No começo do mês, entre os dias 3 e 5,  rolou a 6a  edição do Teen Fashion, evento de moda voltada ao público jovem. Sei que já faz um tempinho, mas até hoje ficou na minha cabeça um assunto que surgiu de uma observação da Laura Artigas, do Moda pra Ler, lá nos corredores da Cinemateca Brasileira: as meninas estão usando cada vez menos roupa e mais maquiagem. 

Parece papo de senhorinha conservadora, mas ficamos impressionados ao observar a quantidade de mini-saias (minis meeeesmo!), tops, saltões e maquiagem em garotas que não tinham mais do que 13 anos. Até concordo quando dizem que, nessa fase, o adolescente é super ligado na estética, queira chamar atenção, imitar seus colegas e seus artistas favoritos. Afinal, para eles (assim como para nós) é muito importante ser aceito no grupo.

Mas, fico me perguntando onde é que esse pessoal vem buscando suas referências? A sensação que eu tenho é que para essas meninas o importante é se parecer com a Beyoncé, dançar como Shakira e se vestir como a Christina Aguilera (com bastante umbigo à mostra). E a grande preocupação delas é saber quando os pais lhes darão autorização para fazer uma tatuagem, colocar um piercing ou, quem sabe, implantes de silicone. Radical? Pode ser. Mas, vocês hão de concordar, que essa não é uma afirmação falsa.

teen.jpg

Isso me faz lembrar de uma história que aconteceu nos tempos do colégio. Não sei direito se foi na 7ª ou 8ª série… Enfim, a diretora convocou uma reunião com pais e alunos para discutir a roupa da “molecada”. Ela defendia que aquilo ali era um colégio e não uma passarela; que as meninas pareciam competir para quem se atrevia mais no modelito; que abusavam das camisetas cortadas para deixar a barriga à mostra; e que os meninos brigavam pra ver quem ia usar a calça mais larga para deixar a cueca aparecendo. De nada adiantou. Quando ela sugeriu a adoção de uniformes, poucos pais aderiram à idéia (o que é compreensível, pois se tratava de um colégio público). E tudo continuou como era.

Isso só pra mostrar que, se naquela época, isso já era uma questão, imagina nos dias de hoje? Desde cedo essas meninas vão acreditando na idéia de que o sexy beirando ao vulgar que é o bonito. Daí talvez uma possível explicação, de outras inúmeras, da tão comentada falta de elegância ou, melhor, do excessivo apelo sexual na composição do visual da mulher brasileira (não estou generalizando, tá?). Uniforme já nessas garotas!

Anúncios

4 Respostas to “Meninas adultas”

  1. Luciene 29 de outubro de 2007 às 2:00 am #

    Acho essencial esta discussão. Há alguns dias tratamos de assunto similar na reunião de pais da escola do meu filho mais velho, que tem 7 e está na 1ª série. Uma mãe comentava, assustada, sobre a precocidade da filha e das amigas em “terem um namorado”. E que fulano não “gostava dela porque ela não é gostosa” (sim, todos na sala com filhos com 7 de idade, em média). Ao mesmo tempo, comentou-se sobre o aumento de casos de abuso sexual e violência envolvendo crianças – tema tão assustador que muitos pais e mães confessaram, dias após, terem dificuldade para dormir após esta reunião. Não quero me alongar muito, só lembrar que li aqui, em coluna do Vítor Ângelo, ilustrada com fotos de recente campanha de Heidi Slimane para Dior (lindas, mas só com meninos e uma aura de pedofilia),sobre o papel da moda na “lolitização” da infância. E também da campanha da Dove para estimular a auto-estima das meninas, “antes que a indústria da moda a deprecie”. Campanha essa duramente criticada por uma Ong que trata a Unilever, mesma fabricante da Dove e da Axe (desodorantes masculinos), de hipócrita por colocar no ar, ao mesmo tempo, campanha com mulheres seminuas se oferecendo para os que usam Axe. Acredito que todos que escrevem nesta comunidade de blogueiros (e muitos de seus leitores) são apaixonados por moda e trabalham com ela. Minha sugestão é que esta paixão não nos cegue para esta questão primordial de nossos tempos.

  2. jovemdama 29 de outubro de 2007 às 11:10 am #

    Eu acho realmente alarmante. A infância é achatada, a criança é pressionada (por quem? Pela mídia? pelos colegas? Pelo mundo) a estar mais próxima do ícone midiático e dos ícones adolescentes do colégio, quem sabe?, do que dleas mesmas.
    Eu acho péssimo. Eu aproveitei ser criança até a hora que não deu mais e sinto saudade… Se servir de conforto -????????- essas crianças nem sabem o que estão perdendo, nem vão sentir falta de ter infância.
    Acho também que a sexualização extrema da imagem feminina afeta mesmo as meninas.
    E numa conexão meio maluca pero no mucho, não é sinal de progresso nenhum. Quanto mais miseráveis/conservadoras as comunidades, mais cedo as meninas são postas para casar, ou seja, são consideradas sexualmente maduras. Como na Idade Média!
    Que raio de progresso é incutido na cabecinha imatura dessas garotas, para que isso seja socialmente aceito?

  3. Rebeca de Moraes 29 de outubro de 2007 às 1:04 pm #

    Eu acho que a questão central de tudo isso é aquele fenômeno da “adultização”, as crianças querendo deixar de ser crianças, pular fases. Por um lado, acho que a inspiração é a própria mãe, que na maior parte das vezes começa, desde mto cedo, a embutir na filha as suas próprias preocupações: manda passar creme pra, no futuro, não ter celulite, manda cuidar do cabelo, pra depois não ficar seco, manda depilar, pra depois não ficar peluda… Preocupações que não cabem desde os dez anos. As mães têm dificuldade de separar a própria vida da das filhas e também querem que não tenham os mesmos defeitos das mamães. Obviamente, tem também a questão das celebridades, cantores e afins em que elas se inspiram, que são ícones super sexualizados

Trackbacks/Pingbacks

  1. Meninas adultas « Descolex - 27 de outubro de 2007

    […] post novo lá no BlogView… Essa semana o assunto é a “adultização” das meninas novinhas. Vai lá conferir! […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: